Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/227
Title: A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
metadata.dc.creator: Rocha, Silvia Natali
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino Religioso;Religiosidade;Família;Cuidado;Educação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Religious Teaching;Religiousness;Family;Care;Education
Issue Date: 10-Apr-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROCHA, Silvia Natali. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo estudar a formação dos vínculos entre a família como instituição múltipla e a religiosidade como instância performativa ao Ensino Religioso, analisando a importância da família e suas crises na contemporaneidade. Sob um viés crítico, olharemos as dinâmicas consideradas pós-modernas que vêm surgindo nos processos de desenvolvimento não só tecnológico mas também nos processos sociais, os quais têm sido pautados por uma ética pós-moralista que exalta mais os desejos pessoais do que a solidariedade e o compromisso com o coletivo. Desta forma, compreendemos que a educação, por excelência, deve carregar em seu âmago uma característica essencialmente especulativa, em outras palavras, ela deve nascer com a capacidade humana de problematizar e especular sobre o mundo e sobre ela mesma. Tal educação nasce, portanto, com o diálogo, ou seja, com a reflexão, com a discussão, com o perguntar, enfim, com a associação de pessoas motivadas pelo interesse comum da investigação. Nesse sentido, o Ensino Religioso deve se fazer plural e crítico da própria religiosidade humana para poder se constituir como aporte relevante à sociedade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rocha_sn_tmp160.PDF476.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.