Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/222
Title: Ética em educação: novos paradigmas para nosso tempo
metadata.dc.creator: Führ, Regina Candida
metadata.dc.contributor.advisor1: Andreola, Balduino Antonio
Keywords: Ética;Educação;Paradigma;Carisma;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Ethics;Education;Paradigm;Charisma
Issue Date: 6-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: FÜHR, Regina Candida. Ética em educação: novos paradigmas para nosso tempo. 2011. 148 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Ética em educação: novos paradigmas para o nosso tempo é o tema desse estudo. Ele se originou das inquietações oriundas da prática da pesquisadora com as escolas da Associação Congregação de Santa Catarina Província Santa Catarina. Os resultados desses estudos foram socializados com os professores, através da organização de seminários nas escolas da Associação, para debate e reflexão de questões referentes à temática em estudo. A reflexão, a partilha e o olhar histórico lançado para o carisma de Regina Protmann e a origem da Congregação ofereceram elementos importantes para aprofundamento do tema, destacando a ética em educação como um grande desafio para a contemporaneidade e um compromisso ético como exigência de fidelidade ao carisma da fundadora e da Congregação. O ato de educar é sempre um ato ético, pois é impossível fugir de decisões éticas, desde a escolha de conteúdos até o método a ser utilizado ou a forma de relacionamento com os educandos e educadores. Novos paradigmas em educação se fazem urgentes numa sociedade líquida, para que a pessoa mergulhe numa cultura de sentido de vida. Essa experiência vivida com os educadores foi importante para o embasamento da investigação que está sendo apresentada. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, hermenêutico e participante. Foram utilizadas as narrativas dos participantes, coletadas através de entrevistas semi-estuturadas, complementadas pelos relatos dos seminários. Esses dados foram sintetizados e mapeados, usando o princípio da análise do conteúdo. Os estudos de Freire, Dussel, Susin, Boff, Gibellini, Andreola, Bauman, Küng, Lévinas, Bonhoeffer, Morin, Boaventura de Souza Santos, Taille, André deram o principal suporte para a compreensão das reflexões socializadas pelos educadores, educandos e pais. Junto com os diversos autores e em confronto com a prática e o carisma da fundadora, transcorreu um diálogo interativo onde foi possível a construção de uma nova autoria. Os resultados obtidos confirmaram que a ética em educação com novos paradigmas para o nosso tempo requer um novo conjunto de práticas pedagógicas e sociais que visualizem valores e princípios comprometidos com o cuidado humano-ecológico.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/222
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fuhr_rc_td100.PDF1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.