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dc.creatorGauger, Ernâni Luís
dc.date.accessioned2016-06-17T20:30:05Z-
dc.date.available2011-05-20
dc.date.available2016-06-17T20:30:05Z-
dc.date.issued2011-03-15
dc.identifier.citationGAUGER, Ernâni Luís. Edificando comunidades: a educação musical a serviço do reino de Deus. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/219-
dc.description.abstractThis work studies the Musical Education of children and young people as part of integration and engagement of them in community life and also as promoter of community edification. It is characterized as a study case from a qualitative descriptive study. From the reality of a communitarian Music Education, interviews were conducted with people involved in the project, in other words, some students, the teacher, the workers, presbyters and students relatives. The data collected were analyzed in order to identify the contributions to Musical Education in the community edification. To support and document the analysis the theoretical background was inquired, through bibliographic research, referring to the works of some theorists in the Education and Theology areas. The first chapter talks about the presence of Music in the Bible and makes a brief recovery of the historicity of Musical Education in the world, in Brazil, in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil, in the northwest region of Rio Grande do Sul state and in the community where the project was carried out. The second chapter presents some concepts of the expression: edify communities and then proceeds to analyze the results of the field research, comparing the statements of the interviewers with the consulted bibliography. The third chapter reveals some practical conclusions for the work of Music Education, because of its musical, personal and communitarian dimension. Finally, some actions for the organization and implementation of Music Education projects in IECLB communities and other religious denominations are suggested.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEdificação de comunidadespor
dc.subjectEducação Musicalpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectInfância e juventudepor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectCongregational edificationeng
dc.subjectMusical Educationeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectYoutheng
dc.titleEdificando comunidades: a educação musical a serviço do reino de Deuspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoEste trabalho estuda a Educação Musical de crianças e jovens enquanto elemento de integração e engajamento dos mesmos na vida comunitária e, também, enquanto promotora da edificação da comunidade. Caracteriza-se como um estudo de caso a partir de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. A partir da realidade de um projeto de Educação Musical comunitário, foram realizadas entrevistas com pessoas envolvidas no processo, ou seja, alguns estudantes, a professora, os obreiros, presbíteros e familiares dos estudantes. Os dados coletados foram analisados no intuito de identificar as contribuições da Educação Musical na edificação da comunidade. Para subsidiar e fundamentar a análise, buscou-se o embasamento teórico, mediante pesquisa bibliográfica, consultando obras de alguns teóricos na área da Educação e da Teologia. O primeiro capítulo fala sobre a presença da Música na Bíblia e faz um breve resgate da historicidade da Educação Musical no mundo, no Brasil, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e na comunidade onde o projeto foi realizado. O segundo capítulo apresenta alguns aspectos conceituais da expressão: edificar comunidades e, em seguida, passa a analisar os resultados da pesquisa de campo, confrontando as declarações dos entrevistados com a bibliografia consultada. O terceiro capítulo revela algumas conclusões práticas para o trabalho de Educação Musical, haja vista sua dimensão musical, pessoal e comunitária. Por fim, sugerem- se algumas ações para a organização e a realização de projetos de Educação Musical em comunidades da IECLB e de outras denominações religiosas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1755978689284090por
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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