Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/218
Title: O cuidado à gestante soropostiiva no pré-natal: uma balança para os medos, sofrimentos e discriminações
metadata.dc.creator: Luz, Sandra Regina Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Assistência Humanizada;Gestante;Pré-natal;Soropositiva;Discriminação;PRÁTICAS SOCIAIS E CUIDADO - GESTÃO E REDES SOCIAS;Humanized Care;Pregnant women;Prenatal care;Seropositive;Discrimination
Issue Date: 11-Apr-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: LUZ, Sandra Regina Castro. O cuidado à gestante soropostiiva no pré-natal: uma balança para os medos, sofrimentos e discriminações. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como a Assistência Humanizada ao longo do acompanhamento Pré-Natal pode minimizar as consequências causadas pela soropositividade, uma vez que as práticas discriminatórias podem influenciar o ciclo gravídico, tanto na sua relação com seu filho, quanto em seu meio social. A dissociação da AIDS em grupos de risco é favorável a uma nova concepção do soropositivo, ou seja, não apenas homossexuais, prostitutas ou drogados podem se infectar; o quadro epidemiológico é ampliado. Estudos têm mostrado que mulheres, muitas destas monogâmicas, só tomam conhecimento de que são portadoras do HIV ao fazerem o pré-natal, durante ou, em alguns casos, somente após o parto. Além dos anseios comuns à gestação, a grávida soropositiva sofre uma avalanche de medos: o da doença propriamente dita, da discriminação, de ser julgada ou mesmo de transmitir o vírus para o filho. A hipótese de trabalho é de que o cuidado humanizado ou a falta deste configura-se como um fator definidor dos rumos evolutivos de uma gestação de risco, principalmente no caso da soropositividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa agregada ao método fenomenológico, associada à investigação naturalista, obtidas através de coleta e análise de materiais subjetivos de entrevistas. Os sujeitos foram mulheres no ciclo gravídico com diagnóstico de HIV/AIDS atendidas no Centro de Referência de DST/AIDS de uma cidade do Interior da Bahia. A análise dos dados aponta que a presença do vírus HIV na vida das gestantes afeta todos os aspectos da vida destas mulheres. Assim, o cuidado que essas recebem durante a sua gestação torna-se crucial para o seu bom curso, bem como para a relação mãe-filho. Desta forma, pretendo, com este trabalho, advogar a implantação de disciplinas, nos cursos da área de saúde, voltadas para a abordagem do cuidado humanizado, salientando principalmente o combate às práticas discriminatórias acima abordadas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/218
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luz_src_tmp158.PDF569.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.