Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/213
Title: | Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA |
metadata.dc.creator: | Araújo, Luzia Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Redin, Euclides |
Keywords: | Educação;Cibercultura;Novas Tecnologias;ÉTICA E GESTÃO;Education;Ciber-culture;Medias;New Technologies |
Issue Date: | 24-Feb-2011 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | ARAÚJO, Luzia Barbosa. Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho trata de uma pesquisa, estudo de caso, realizada na Escola Estadual Heitor Villa Lobos, localizada na rua Theodulo Albuquerque Cabula VI, Salvador-BA. A referida escola situa-se numa área remanescente de quilombos o que nos privilegia em termos educacionais. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção dos professores frente às novas mídias, identificar quais os recursos disponíveis na escola e qual a periodicidade de uso dos mesmos, além de um breve relato a partir de observação participante. O mundo moderno traz consigo a necessidade de atualização constante nas formas de aprender e ensinar. As novas mídias são exemplos de como as transformações na era contemporânea têm acontecido cada vez mais velozes, trazendo inúmeros benefícios ao campo educacional, bem como exigindo do docente o desenvolvimento de novas habilidades para o uso dos novos recursos de informação/comunicação disponíveis. Assim, este trabalho buscou entender a influência das novas tecnologias como fonte de recursos para o processo de ensino-aprendizagem. Entre outros aspectos, os resultados da pesquisa apontam que os educadores ainda são resistentes aos novos modelos educacionais, sendo a falta de conhecimento e indisponibilidade das novas mídias nas escolas os principais fatores para que estes profissionais não se enquadrem no novo modelo do processo de ensino-aprendizagem. Foi verificado que a maioria dos professores têm mais de 10 anos de formação e não foram preparados para esta nova sociedade da tecnologia. Pelos resultados apresentados observamos que dentre a mídias disponíveis e utilizadas na escola, destacam-se: Computador, internet, CD-Rom, DVD, Pen-drives, TV-pendrive e som, sendo a internet a tecnologia que ocupa maior destaque em termos de importância e utilização para pesquisas e desenvolvimento das práticas pedagógicas. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/213 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
araujo_lb_tmp155.PDF | 959.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.