Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/212
Title: Musicoterapia na reabilitação de funções cognitivas de paciente com lesão cerebral
metadata.dc.creator: Vargas, Maryléa Elizabeth Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Funções cognitivas;Musicoterapia;Reabilitação;PRÁTICAS SOCIAIS E CUIDADO - GESTÃO E REDE SOCIAIS;Cognitive functions;Music Therapy;Rehabilitation
Issue Date: 4-May-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: VARGAS, Maryléa Elizabeth Ramos. Musicoterapia na reabilitação de funções cognitivas de paciente com lesão cerebral. 2011. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Presente em todas as culturas, seja para celebrar, louvar ou registrar cerimoniais, a música marca a história. Ela registra encontros, desencontros e situações históricas, torna presente o que está ausente e conecta nossa memória automaticamente a eventos passados. Este trabalho, com foco na prática social e do cuidado, tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada sobre a investigação da aplicabilidade de recursos da linguagem musical para promover a reabilitação de funções cognitivas de paciente com lesão cerebral. O jovem participante do estudo de caso, hemiplégico, devido a acidente automobilístico em outubro de 2007, apresenta dificuldades de diferentes ordens, pois agregada às limitações físicas apresenta limitações cognitivas. Ao considerar-se a gama de queixas relevantes sobre uma debilidade na memória, seja na aquisição de novos dados como na sua fixação, esta pesquisa foi traçada com o objetivo de investigar a viabilidade de obter através da linguagem musical em musicoterapia um recurso para amenizar tais danos. Para atender os propósitos traçados foi investigada a possibilidade de aquisição de memória através da oferta de novas canções no contexto musicoterapêutico. As sessões de musicoterapia com esta finalidade foram registradas ao longo de 16 encontros ocorridos com a periodicidade de duas vezes por semana, durante o segundo semestre de 2010. Para atender esta proposta e em respeito à Resolução 196/96, que trata da pesquisa com seres humanos, foi elaborado um Protocolo de Pesquisa, aprovado pelo CEP da Faculdades EST. Este trabalho visa apresentar os resultados da pesquisa realizada, além de atender a elaboração do Trabalho Final em Mestrado Profissional da pesquisadora. Em busca de atender os objetivos traçados e articulados à prática realizada, a pesquisa sustentou-se em bases teóricas da Musicoterapia, da Música e da Neurociência. Pode-se observar que a aplicação da linguagem musical no contexto musicoterapêutico constituiu-se como recurso auxiliar para gravação de novos conteúdos, apresentando-se como um facilitador para a memorização. O participante da pesquisa, apesar da dificuldade em atender o contorno melódico das canções sugeridas, apresentou franca condição para memorizar o texto, observando-se que o recurso da música é elemento estimulador para a fixação de conteúdos novos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/212
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vargas_mer_tmp138.PDF624.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.