Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/208
Title: A busca de sentido e os buscadores de Deus no Evangelho de Lucas: um desafio aos cristão de classe média
metadata.dc.creator: Teixeira, Paulo Couto
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Busca de Deus;Busca de sentido;Buscadores de Deus;Autotranscendência;Evangelho de Lucas;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Search for God;Search for meaning;Seekers of God;Self-transcendence;Gospel of Luke
Issue Date: 1-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: TEIXEIRA, Paulo Couto. A busca de sentido e os buscadores de Deus no Evangelho de Lucas: um desafio aos cristão de classe média. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Este é um estudo sobre a busca de Deus e a procura de sentido para a existência, com ênfase nos buscadores que se dirigiram a Jesus, estimulados por um imperativo de seu âmago, tal como é narrado no Evangelho de Lucas. O objetivo é identificar motivações, resultados e exigências para a conversão pessoal, o seguimento e o discipulado de Jesus, que possam orientar as pastorais de grupos ligados às classes médias tradicionais. O primeiro capítulo trata da inquietude da alma e a procura humana - as motivações da procura, das necessidades básicas à busca de sentido, considerando correntes filosóficas e a autotranscendência. O segundo capítulo dedica-se à busca de Deus, o encontro como dádiva, e a perspectiva de Deus como Incondicionado (Tillich); apresenta Deus como buscador do ser humano (Heschel), e termina analisando a busca de Deus em outras vertentes espirituais. O terceiro capítulo estuda Jesus de Nazaré como buscador de Deus, partindo do contexto palestino e das opções tomadas por Jesus em seu ministério. No quarto capítulo os buscadores e Jesus são mostrados os critérios para escolha do Evangelho (Lucas) e seleção das perícopes: a pecadora de Betânia (Lc 7.36-49); o homem rico (Lc 18.18-29); Zaqueu (Lc 19.1-10), e Arimateia (Lc 24.50-55). Complementou-se a análise estudando os magos (Mt 2.1-12) e o endemoninhado de Gerasa (Lc 8.26-39). O quinto capítulo articula autotranscendência e seguimento de Jesus. Entre as conclusões, destaca-se que a conversão e a metanoia vêm acompanhadas da repartição das riquezas e o despojamento em favor dos pobres. Notou-se também que a busca de Deus está sempre relacionada à busca de sentido. O ponto de articulação é a misericórdia para com os pobres e a descoberta de Deus como Incondicionado . Conclui-se ainda que o seguimento, o discipulado, a conversão e a autotranscendência estão relacionados, e que o seguimento e o discipulado se manifestam através de níveis e de momentos sucessivos. Outra conclusão é que Jesus também viveu sua autotranscendência como buscador de Deus; e o diálogo entre as religiões e o ecumenismo pode ser facilitado pela especial relevância da misericórdia para com os pobres como imperativo da metanoia.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/208
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teixeira_pc_tmp142.PDF626.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.