Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/206
Title: Gestão de pessoas no ministério de Paulo em Éfeso (Atos 19.1-10)
metadata.dc.creator: Faustini, Silvio Junior
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Gestão de Pessoas;Paulo, Apostolo;Agregar;Aplicar;Capacitar;ENSINO E ESTUDO DA BÍBLIA;People Management;Paul, Apostle;Aggregate;Apply;Enable
Issue Date: 5-Feb-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: FAUSTINI, Silvio Junior. Gestão de pessoas no ministério de Paulo em Éfeso (Atos 19.1-10). 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral da pesquisa é identificar um referencial bíblico que descreva a existência de um método de Gestão de Pessoas (GP) no ministério de Paulo em Éfeso. Para atingir este alvo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: O que é GP? Qual o verdadeiro sentido, ou a interpretação correta de (At 19.1-10)? De acordo com a perícope delimitada e seu contexto, é possível identificar um processo de gestão e formação de líderes na estadia de Paulo em Éfeso? Estas perguntas e objetivos básicos harmonizam a pesquisa da seguinte forma: A primeira parte aborda: as etapas históricas e o processo evolutivo da GP; suas premissas conceituais, explicitando com detalhes o que ela é; seus objetivos principais no que se refere ao gerenciamento de pessoas; e os processos utilizados para sua efetivação no contexto das organizações. Dez argumentos sobre a relevância de uma GP na igreja finalizam esta primeira parte. Vale expor neste instante que o APÊNDICE I - (exegese histórico crítica de Atos 19.1-10) agregado a pesquisa tem como objetivo fundamentar as afirmações feitas no segundo capítulo e apontar um referencial bíblico da GP no ministério de Paulo. O método exegético histórico/crítico é um dos procedimentos mais utilizados para análises diacrônicas da bíblia e submete o texto selecionado a mais de quarenta estágios distintos, que por sua vez, possibilitam diferentes olhares e permitem uma interpretação literal, ampla e profunda da perícope delimitada. O segundo e último capítulo toma como base os elementos conceituais do primeiro capítulo e encadeia com o conteúdo da exegese de (At 19.1-10) e didaticamente constrói uma ponte entre as ações de Paulo em Éfeso e o processo de GP do século 21. Esta última parte finaliza com a identificação de três habilidades de Paulo no que se refere ao processo de agregar, aplicar e capacitar pessoas para o exercício do serviço cristão. Dentro desse prisma, o presente trabalho pretende fornecer reflexões e ferramentas que viabilizem a implantação da GP no contexto eclesiástico atual. Acredita-se que a mesma possa alinhar os interesses da igreja com os interesses de seus colaboradores e trazer uma interdependência maior entre ambos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/206
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
faustini_sj_tmp152.PDF545.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.