Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/205
Title: Possibilidades da gestalterapia no aconselhamento cristão
metadata.dc.creator: Flor, Aluizio Vidal
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Valburga Schmiedt
Keywords: Aconselhamento cristão;Gestalt;Aqui-e-agora;Awareness;Crescimento;Contato;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Christian counseling;Gestalt;Here and now;Awareness;Growth;Contact
Issue Date: 15-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: FLOR, Aluizio Vidal. Possibilidades da gestalterapia no aconselhamento cristão. 2011. 69 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma tentativa de aproximar o Aconselhamento Cristão às teorias da Gestalt, de maneira que se possa tirar proveito desse encontro e possibilitar uma amplidão da prática de ajuda no ambiente eclesiástico. No primeiro capítulo há uma apresentação do desenvolvimento histórico do aconselhamento e dos desafios que temos para restaurar seu potencial na igreja hodierna, aproveitando os recursos da psicologia, sem, no entanto, abrir mão de todo o elenco de recursos que a espiritualidade cristã nos coloca a disposição. No segundo capítulo são apresentados os principais conceitos de maneira resumida, procurando trazer a reflexão para aquilo que é essencial na teoria, pois o cabedal de conceitos da Gestalt é muito amplo e há um grande processo de revisões teóricas acontecendo. Por último, são apresentadas, de maneira prática, e com conteúdo pleno de conceitos da Gestalt, algumas formas de se utilizar essa teoria na prática do aconselhamento cristão, dando a quem aconselha uma base daquilo que poderá ser feito para alcançar um melhor resultado em seu trabalho, principalmente no sentido de ampliar os horizontes de quem está sendo aconselhado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/205
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flor_av_tmp150.PDF590.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.