Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/204
Title: Método de teologia da libertação em debate: a perspectiva de Clodovis Boff
metadata.dc.creator: Junges, Fábio César
metadata.dc.contributor.advisor1: Mueller, Enio Ronald
Keywords: Clodovis Boff;Teologia da Libertação;Metodologia;Epistemologia;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Clodovis Boff;Liberation Theology;Methodology;Epistemology
Issue Date: 24-Feb-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: JUNGES, Fábio César. Método de teologia da libertação em debate: a perspectiva de Clodovis Boff. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação aborda a produção teológico-metodológica de Clodovis Boff. Por meio de uma análise histórico-descritiva, sistematiza a produção teológica do autor em três fases. A sistematização é feita a partir da imagem de duas ondulações sustentadas e viabilizadas por um ponto de partida, correspondendo, também, aos três capítulos da dissertação. O problema central da pesquisa advém da problemática metodológica da Teologia da Libertação (TdL) apontada pelo próprio C. Boff em seus textos recentes, enquanto necessidade de revisão, reformulação e redefinição epistemológica da mesma. No primeiro capítulo, é apresentado o ponto de partida da reflexão teológico-metodológica de C. Boff. A discussão parte da situação da metodologia da TdL nos anos setenta, tal como avaliada e problematizada pelo autor. Desta problemática, denominada de regime da regência e da urgência, advém o problema e o objeto investigativo da tese doutoral de C. Boff, a saber, dificuldades na articulação metodológica da teologia latino-americana. A argumentação desenvolvida no primeiro capítulo coloca, portanto, as bases para as discussões ulteriores, enquanto ponto de partida de toda reflexão. No segundo capítulo, denominado de ondulação radical-otimista, antes de apresentar as novas articulações da TdL, são recolhidos elementos históricos a título de condições geradoras da nova problematização. Depois, são feitas clarificações conceituais de termos e elementos teológicos, além da articulação metodológica desta segunda fase. Toda a reflexão culmina com o confronto de teses e conclusões metodológicas de ambas as fases, enquanto retenção de divergências e convergências das mesmas. O terceiro capítulo e terceira fase da produção de C. Boff, denominada de ondulação crítico-restauracionista, além de descrever seu pensamento teológico-metodológico, esboça algumas críticas a C. Boff, enquanto retomada das principais questões do debate preconizado pelo autor em seus textos mais recentes. A tentativa é de tornar visível novas condições metodológicas para a TdL. Com isso, a presente pesquisa vai ao encontro da própria preocupação de C. Boff, não obstante com novos pressupostos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/204
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
junges_fc_tm239.PDF863.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.