Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Andréa Maria Fardin do
dc.date.accessioned2016-06-17T20:29:55Z-
dc.date.available2011-04-07
dc.date.available2016-06-17T20:29:55Z-
dc.date.issued2011-01-01
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Andréa Maria Fardin do. Psicologia e ética contemporânea para o desenvolvimento do clima organizacional sustentável. 2011. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/203-
dc.description.abstractThis text discusses the intricate inter-subjective relations that develop in the companies. It assesses the issues involved in training strategies, development and learning that arise from new approaches in the sector of administration, within companies, on the optimization and better functional performance. The perspective of organizational psychology and approaches from a bias in the ethics of care and ethic of solidary sensibility will help us evaluate ways of perceiving problems and opportunities around the organization as an area dedicated to human development and mental health workers. Considering that no job is exempt from suffering, given the pressing need to work in order to survive, and that exist for all, factors and demands, which drive people to large psychic investments, in different settings and events, many people are led to tense experiences and living rewarding in the area of administrative work. Emotions are an integral part of the organizational environment- business; they make up the backdrop of leading individuals and groups, reflecting on thought and action of each one, having to deal with certain emotional intelligence on the settings that relate to the irrational and mental exhaustion. The way work teams negotiates with emotions and interrelationship is what will really determine the scale of organizational climate. The values that establish the organizational behavior are what qualify the work climate, and on these relationships is that this research will make some contributions, in order to understand the possibilities that psychology, along with contemporary ethical values, can collaborate with inter-subjective relationship and with the organizational climate.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia Organizacionalpor
dc.subjectÉtica do Cuidadopor
dc.subjectInterdependênciapor
dc.subjectIntersubjetividadepor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectOrganizational Psychologyeng
dc.subjectEthics of Careeng
dc.subjectIntersubjectivityeng
dc.subjectInterdependenceeng
dc.subjectEthics of Solidary Sensibilityeng
dc.titlePsicologia e ética contemporânea para o desenvolvimento do clima organizacional sustentávelpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
dc.description.resumoO presente texto tratará das intrincadas relações intersubjetivas que se desenvolvem no âmbito empresarial. Avaliará as questões implicadas nas estratégias de treinamento, desenvolvimento e aprendizagem que decorrem de novas abordagens no setor da administração, no interior das empresas, acerca da otimização e melhor desempenho funcional. A perspectiva da psicologia organizacional e as abordagens a partir de um viés da ética do cuidado e da ética da sensibilidade solidária nos ajudarão a avaliar modos e possibilidades de perceber problemáticas em torno das organizações como uma área voltada ao desenvolvimento humano e à saúde mental dos trabalhadores. Considerando que nenhum trabalho é isento de sofrimento, haja vista a necessidade premente de se trabalhar para sobreviver, e que para todos existem fatores e demandas que direcionam as pessoas a grandes investimentos psíquicos, em diferentes configurações e ocorrências, muitas pessoas são conduzidas a viverem experiências tensas e gratificantes no setor de trabalho administrativo. As emoções são parte integrante do ambiente organizacional- empresarial, elas perfazem o pano de fundo que conduzem pessoas e grupos, refletindo no pensar e no agir de cada um, a terem que lidar com certa inteligência emocional diante de configurações que remetem ao irracional e ao esgotamento psíquico. Como as equipes de trabalho lidam com as emoções, os relacionamentos interpessoais realmente irão delimitar a extensão do clima organizacional. Os valores que estabelecem o comportamento organizacional é que qualificam a atmosfera organizacional, e sobre estas relações é que a presente pesquisa fará alguns aportes, a fim de compreender as possibilidades que a psicologia, juntamente com os valores éticos contemporâneos, tem para colaborar na qualidade de relacionamento intersubjetivo e do clima organizacional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Streck, Valburga Schmiedt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037456709159953por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nascimento_amf_tmp141.PDF391.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.