Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/202
Title: Fidelidade e esperança: as comuniddes entre o pluralismo religiosos e as perseguições em Apocalipse 2,1-7
metadata.dc.creator: Oliveira, Juarez Dornelles de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Apocalipse;Comunidade de Éfeso;Comunidades Eclesiais de Base;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Revelation;Community of Ephesus;Base Ecclesial Communities
Issue Date: 2-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, Juarez Dornelles de. Fidelidade e esperança: as comuniddes entre o pluralismo religiosos e as perseguições em Apocalipse 2,1-7. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar o texto da Carta à Comunidade de Éfeso (Ap 2,1-7), suas características literárias gerais, a estrutura, o gênero literário, a finalidade, o contexto da comunidade na sua vivência cristã, os desafios e as respostas que esta encontrou durante a perseguição do Império Romano e na adversidade do pluralismo religioso do período pós- apostólico (96-130 d.C.), construindo alguns caminhos para que as comunidades cristãs do nosso tempo também possam responder aos seus próprios desafios. Por meio de uma abordagem de natureza bibliográfica, realizou-se uma revisão de estudos a partir do eixo texto-contexto, utilizando-se o procedimento de análise de conteúdo em dois níveis: análise crítica ou contextual e análise textual. O primeiro capítulo apresenta, na história, o contexto de onde surgiu o texto: o tempo, a realidade sociopolítica, econômica e religiosa da Ásia Menor e da cidade de Éfeso no século I d.C., a perseguição e a pluralidade religiosa em que viveram os cristãos da comunidade dos efésios, no período pós-apostólico. Também são analisados, nesse capítulo, os reflexos do momento histórico de perseguição e pluralismo religioso na prática e vivência dos cristãos da comunidade de Éfeso, ajudando a elucidar os caminhos encontrados pelos cristãos dessa comunidade a responder os desafios trazidos pela perseguição do Império Romano e pela pluralidade religiosa da Ásia Menor. No segundo capítulo são abordadas as características literárias gerais, a origem e a formação do movimento apocalíptico, o tempo, o lugar, os destinatários, a estrutura, o gênero literário e a finalidade do texto de Ap 2,1-7. O terceiro capítulo, por fim, apresenta a análise do caminho percorrido pelas Comunidades Eclesiais de Base, no Brasil e na Diocese de Rondonópolis MT, a reflexão e a construção de algumas respostas, à luz de Ap 2,1-7, de como as comunidades do nosso tempo podem responder aos seus desafios. Olhar para as comunidades da terceira geração cristã consistiu em exercício analítico, inspirando alternativas para a vida em comunidade que precisam ser construídas diante dos desafios que atingem a vida cristã de nossa época. O texto de Ap 2,1-7 serve, assim, como parâmetro e é revelador de nossa identidade cristã, que deve permanecer a mesma em tempo de adversidades e nos impulsionar para um testemunho e uma fidelidade mais entusiasmada no seguimento de Jesus.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/202
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_jd_tmp140.PDF676.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.