Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/198
Title: Por amor, só por amor : uma hermenêutica de gênero a partir de novas masculinidades em Mateus 1.18-25
metadata.dc.creator: Tonini, Hermes Antonio
metadata.dc.contributor.advisor1: Wegner, Uwe
Keywords: Hermenêutica de Gênero;Masculinidades;Evangelhos de Infância;Leitura Popular da Bíblia;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Hermeneutics of gender;Masculinities;Infancy gospels;Popular reading the Bible
Issue Date: 7-Nov-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: TONINI, Hermes Antonio. Por amor, só por amor : uma hermenêutica de gênero a partir de novas masculinidades em Mateus 1.18-25. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Por amor, só por amor: uma hermenêutica de gênero a partir de novas masculinidades em Mateus 1,18-25, apresenta José, o esposo de Maria, com seu corpo de homem construído em meio às relações androcráticas, androcêntricas, patriarcais, hegemônicas e dominantes da Palestina do primeiro século, mas que sonha com novas e outras relações, gerando um novo olhar sobre o texto a partir das masculinidades. Usando a metodologia da leitura popular da Bíblia, o ponto de partida é o corpo de homens, com suas perguntas sobre as construções da masculinidade hegemônica e das masculinidades e como estas construções resistem ou perpetuam um sistema que oprime os seres humanos e a Terra. Em seguida, pergunta-se pelo corpo de José no texto, para tanto toma-se emprestadas as categorias de gênero das teorias feministas, especialmente a desconstrução e reconstrução dos imaginários de gênero na vida do texto, mostra- se José nomeando e gerando uma masculinidade alternativa a partir da situação de discriminação e perigo vivida por Maria, grávida de Jesus. José, a partir do silêncio, do sonho, nomeia Jesus, Maria em sua plena dignidade e assim a partir da interpretação da comunidade mateana as pessoas empobrecidas. Há um vínculo entre a situação de Maria, empobrecida, e a do próprio José, re-interpretando sua masculinidade. Esta perícope se insere dentro da tradição do Evangelho da Infância de Jesus da comunidade de Mateus, para tanto este texto traz o processo de debate da questão sinótica. Enfim, é um texto que propõe um desafio novo de aprendizagem de hermenêutica bíblica a partir das masculinidades na construção das relações de espiritualidade ecumênica e ecológica de um outro mundo possível!
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/198
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tonini_ha_tmp130.PDF850.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.