Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/193
Title: Afetividade e escola : uma relação em construção
metadata.dc.creator: Oliveira, Maristela Fatima dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Afetividade;Práticas Pedagógicas;Parceria;Inclusão;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Affectivity;Pedagogical Practices;Partnerships;Inclusion
Issue Date: 3-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, Maristela Fatima dos Santos. Afetividade e escola : uma relação em construção. 2011. 57 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como objetivo apresentar a importância que se deve dar ao aspecto afetivo no processo de ensino e aprendizagem. Considerando cada fase de desenvolvimento da pessoa, compreende-se que cada criança seja diferente cognitiva e afetivamente. A pesquisa e o tema nasceram das inquietações vivenciadas no contexto escolar, através das práticas e ações articuladas no dia a dia. No primeiro capítulo, o tema abordado é a afetividade e a aprendizagem, definições, conceitos e os desafios encontrados na escola, a relação professor- aluno, aluno-aluno e a afetividade na sala de aula. No segundo capítulo, trata-se da afetividade e da prática pedagógica por meio de estudos e pesquisas das diversas práticas pedagógicas nas diferentes escolas: na tradicional, na escola nova e na tecnicista; o papel do educador como mediador e o desafio em estabelecer vínculos afetivos com o seu aluno. A sala de aula é um espaço de inclusão, de pessoas com diferentes valores e formas de viver, simbolizando as diferenças culturais na diversidade, é importante o professor saber expressar afetividade pelos alunos, através da sua prática pedagógica, já que ensinar é trabalhar e se relacionar com seres humanos, o que sugere um professor portador de equilíbrio emocional, que lhe assegure convivência tranquila com a diversidade existente na sala de aula. Toda ação pedagógica deve estar relacionada com os objetivos propostos pelo professor, pelo aluno e pela escola, pois desta relação vai depender o sucesso ou o fracasso do processo de ensino e aprendizagem, podendo gerar a evasão escolar ou, em outras palavras, a exclusão. No terceiro capítulo, o tema abordado enfatiza a escola afetiva, a escola com que todos sonham. Aquela cujo ambiente escolar proporciona um espaço alegre, espaço de conhecimento, de solidariedade e de afeto. É no espaço escolar, em que a convivência, a cooperação e a troca de afetos nos torna mais humanos. Esta é a escola que trabalha em conjunto, em parcerias e em diálogo. Uma escola comprometida com a educação, com uma educação compartilhada, solidária, na qual não há espaço para a exclusão.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/193
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_mfs_tmp143.PDF334.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.