Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/190
Title: | Inclusão escolar na educação básica : a trajetória de uma escola da Rede Sinodal de Educação da IECLB |
Other Titles: | Mainstreaming in basic education : the experience of a school of the Synodical Network of Education of the IECLB |
metadata.dc.creator: | Schmitt, Marga Inês |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);Rede Sinodal de Educação;Educação Básica;Inclusão Escolar;Educação Inclusiva;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Mainstreaming in education;Inclusive education;Lutheran schools |
Issue Date: | 23-Feb-2007 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SCHMITT, Marga Inês. Mainstreaming in basic education : the experience of a school of the Synodical Network of Education of the IECLB. 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. |
metadata.dc.description.resumo: | Uma análise da inclusão escolar na Educação Básica na trajetória de uma escola da Rede Sinodal de Educação da IECLB. A presente dissertação envolve pesquisa fundamentada em bases curriculares, psicopedagógicas e teológicas, tratando-se de um estudo de caso com coleta de dados por intermédio de pesquisa bibliográfica, documental e social (entrevistas). A população alvo é composta de equipe diretiva, professores, pais, alunos com necessidades educacionais especiais da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e coordenadores de dois setores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O primeiro capítulo aborda a inclusão escolar nos últimos vinte anos da história da sociedade e da educação brasileira. Apresenta princípios e concepções da Educação Inclusiva, objetivando o melhor entendimento desta questão, ainda de certa forma desconhecida na atual sociedade. Por último, destaca as políticas públicas para a Educação Inclusiva, encontradas na legislação brasileira e nas ações desenvolvidas pelo Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Especial. O segundo capítulo apresenta a trajetória educacional da IENH, que integra a Rede Sinodal de Educação e está voltada à educação de crianças e jovens, como também a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais em suas classes comuns de ensino. Aborda o Projeto Político-Pedagógico da IENH e o Plano da Educação Inclusiva da IENH. Nessa construção, enfoca o currículo inclusivo em prática na IENH. A equipe diretiva, os professores, os alunos com necessidades educacionais especiais e também suas famílias são alvo de investigação através de entrevistas. O último capítulo faz referência à Igreja Evangélica de Confissão Luterana, em fatos marcantes da sua história no Brasil, e investiga dois dos seus setores: a Coordenação de Diaconia, no trabalho desenvolvido com pessoas portadoras de deficiência (PPD), e a Rede Sinodal de Educação, nas ações desenvolvidas nas escolas que a integram, especialmente no que se refere à inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/190 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Schmitt_mi_tm153.pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.