Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/186
Title: Mulheres e ordenação (na IECLB) : novos modelos e outras possibilidades na vivência cotidiana do ministério ordenado
metadata.dc.creator: Fernandes, Ligiane Taiza Muller
metadata.dc.contributor.advisor1: Ströher, Marga Janete
Keywords: Mulheres;Cotidiano;Ordenação;Ministério;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Women;Daily life;Ordination;Ministry
Issue Date: 22-Dec-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: FERNANDES, Ligiane Taiza Muller. Mulheres e ordenação (na IECLB) : novos modelos e outras possibilidades na vivência cotidiana do ministério ordenado. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: As mulheres e a ordenação na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) são novos modelos e também outras possibilidades na vivência cotidiana do ministério ordenado. A presença das mulheres na Igreja é antiga. No entanto, esse novo e importante passo, a ordenação na IECLB, é recente. Remexer o baú nos mostrou que a presença de um m odelo normativo masculino fez com que as mulheres encarassem o desafio de ousar experimentar novos modelos, vivenciar outras possibilidades, trilhar novos caminhos, até encontrar um jeito próprio de vivenciar o ministério. A hermenêutica do discurso e a hermenêutica feminista são experimentadas quanto ousamos interpretar algumas falas das obreiras ordenadas. E ainda um olhar curioso quer revelar um pouco das relíquias existentes no cotidiano, no tocante ao discurso e também as práticas, bem como apontar para os desafios que surgem para pensa rmos na continuidade. Esta pesquisa tem por objetivo perceber e tornar visível alguns dos desafios que as mulheres encontram na vivencia diária do ministério ordenado, mas quer também apon tar para as possibilidades, indicando para os sinais positivos, as experiências cotidianas que possam ser sinal de crescimento e de realização, tanto para as mulheres quanto para as comunidades, e para as Igrejas em geral, que a presença das mulheres traz neste ministério.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/186
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandes_ltm_tm237.pdf420.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.