Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/182
Title: Linguagem teatral e educação: um elo possível
metadata.dc.creator: Santana, Suzimar Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Linguagem teatral;Criança;Escola e prática educativa;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Theatrical language;Children;School and educational practice
Issue Date: 22-Dec-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTANA, Suzimar Barbosa. Linguagem teatral e educação: um elo possível. 2010. 60 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A crise na educação contemporânea demonstra a necessidade de se pensar alternativas aplicáveis, aproximando a escola da vida e tornando-a, por esse motivo, mais atraente. O contexto atual exige da escola um perfil de estudantes e professores capaz de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das múltiplas inteligências e de despertar latentes potencialidades. O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para uma reflexão a respeito da importância da utilização da linguagem teatral nas atividades docentes, bem como disponibilizar os resultados para uma reflexão sobre os benefícios que o teatro pode promover no desenvolvimento integral das crianças e jovens. Para o desenvolvimento desse trabalho, optou-se, além da pesquisa bibliográfica, por observações das atividades desenvolvidas e pela análise de relatos de experiências teatrais realizadas no Colégio Santo Antônio de Jesus, nas turmas de Educação Infantil do ano de 2010. Para tanto, foram utilizados os métodos fenomenológico, que consiste em descrever a experiência tal como ela é, e o método observacional, que consiste em observar e registrar eventos relevantes relacionados com o tema da pesquisa. O resultado desse trabalho poderá ser utilizado por estudantes e profissionais de teatro, educadores que se interessam pelo tema e escolas que quiserem realizar um trabalho diferenciado, dinamizando o espaço escolar com a participação ativa dos estudantes, da família e da comunidade, que passarão a se sentir parte desse processo tão complexo que é educar. Assim, esse trabalho proporciona discussões a respeito da possibilidade de se criar um elo entre teatro e educação, e certamente servirá de estímulo para que educadores possam incorporar em seus planejamentos anuais atividades dessa natureza, ajudando na formação de crianças ativas, felizes e capazes de participar como atores principais desse grande espetáculo, que é a vida.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/182
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santana_sb_tmp133.PDF366.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.