Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/172
Title: O processo histórico da educação infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul
metadata.dc.creator: Silva, Maria Cristina Dias de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Criança;Infância;Família;Educação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Child;Infancy;Family;Education
Issue Date: 2-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Maria Cristina Dias de Souza. O processo histórico da educação infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul. 2010. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho do Mestrado Profissional em Teologia, intitulado O processo histórico da Educação Infantil: um olhar reflexivo a partir da realidade de Capivari do Sul, tem por objetivo descrever a realidade da criança desde a Idade Média e pesquisar a história da educação infantil brasileira ao longo dos séculos XIX e XX. Para isto, enfatizamos os acontecimentos socioeconômicos que ocorriam no mundo e procuramos pontuar onde o Brasil se encontrava neste contexto, para então compreendermos melhor como e por que surgiram as creches e os jardins de infância em nosso país. Procuramos dialogar com autores que já vêm refletindo e discutindo sobre a história da criança, da infância, da família, da educação e da educação infantil. Pontuamos algumas considerações sobre a educação infantil, entre elas o aumento das discussões acerca da temática da educação infantil que ocorreu mais fortemente em meados do século XX, além de referirmos as mudanças da família e o reflexo na relação com a instituição escola. Constatamos também o crescimento dos estabelecimentos destinados à educação de crianças com a faixa etária de 2 a 6 anos, a partir da saída da mulher para o trabalho. Mesmo Capivari do Sul sendo um município pequeno, verificamos que as mudanças citadas também fizeram e fazem parte de seu contexto social com maior ou menor intensidade. As exigências da pós-modernidade estão latentes tanto nas metrópoles quanto nos municípios do interior.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/172
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_mcds_tmp119.PDF355.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.