Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/170
Title: Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa
metadata.dc.creator: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Teologia da Missão;Diaconia;Culturas;Transformação;TEOLOGIA PRÁTICA;Mission theology;Diakonia;Cultures;Transformation
Issue Date: 27-Aug-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, David Mesquiati de. Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação é uma investigação e proposta sobre a prática missionária da igreja cristã com vistas à transformação social em um mundo pluralista. O primeiro capítulo aborda a dimensão comunicativa da ação segundo Jürgen Habermas, analisando como são coordenadas as ações coletivas em sociedade e como a ética e as culturas influenciam as ações sociais, especialmente a ação missionária. Investiga a prática missionária na sociedade focando o objetivo e método da ação. Pergunta pela relação entre evangelho e cultura e sobre a possibilidade do encontro com as religiões no mundo. Este capítulo termina considerando como comunicar o evangelho na América Latina e aponta para uma prática missionária a partir do diálogo, tendo como referencial o agir trinitário de Deus. O segundo capítulo avalia as conseqüências de se adotar um modelo missionário baseado em debates e consensos. Fundamenta a missão como mover-se em direção ao outro, e resgata a responsabilidade social da igreja a partir da solidariedade, do amor e da compaixão. Descreve essa prática em termos de fraqueza e vulnerabilidade, em oposição aos modelos anteriores que se baseavam em projetos expansionistas da fé. Este capítulo se vale da contribuição teórica do filósofo Gianni Vattimo e sua idéia do pensamento debole, que remete à questão de como agir a partir da fraqueza. O exemplo máximo do autoenfraquecimento como forma de interagir com o mundo é analisado, teologicamente, a partir da encarnação do Filho de Deus (kenosis) e tira conseqüências para a ação missionária. O último capítulo discute sobre como a missão pode contribuir para a transformação das pessoas, culturas e sociedades. Encontra na diaconia a base para a ação comunicativa transformadora. Servir permite que a comunidade cristã pratique na sua convivência o evangelho que prega com a motivação correta. Há um redescobrimento da ética pessoal e social e da diaconia transformadora como parâmetro para medir a coerência entre proposta do reino de Deus anunciado no evangelho e o que é vivenciado nas comunidades cristãs. A participação da igreja no mundo não é de passividade nem de contemplação. Ela tem voz profética e sua ação visa transformar pessoas, instituições, estruturas sociais e de poder, pela proclamação esperançosa do reino e pela convivência encarnacional desse mesmo evangelho. A pesquisa busca um novo marco para a prática missionária em um mundo em constantes transformações. Termina sugerindo um modelo missionário a partir da diaconia transformadora e de uma teologia da ação missionária testemunhal e comunicativa, apontando para as oportunidades que se apresentam com uma nova metodologia missionária.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/170
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_dm_tm233.PDF987.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.