Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Ana Cristina
dc.date.accessioned2016-07-25T15:58:44Z-
dc.date.available2007-04-13
dc.date.available2016-07-25T15:58:44Z-
dc.date.issued2006-07-17
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Cristina. A special Network : a proposal for digital and social inclusion in socio-educational actions. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/168-
dc.description.abstractThe objective of this research is to make an interactive frame between educational computing and its contributions to disabled people. Important aspects about exclusion and social and digital inclusion, which are part of this research process, are discussed. The issue of social exclusion in important periods of history of humankind is also studied. In this context we will study the use of assistive technologies as pedagogical tools to help disabled students of the Computing Program in Special Education (Programa de Informática na Educação Especial, INFOESP) in the social institution Obras Sociais da Irmã Dulce (OSID). We also tell the story of Sister Dulce's life and the beginning of her work in the city of Salvador, Bahia. This was the starting point of the INFOESP. The methodology used is a case study focusing on the INFOESP program of the Center of Rehabilitation and Prevention of Disabilities (Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências, CRPD) of Obras Sociais da Irmã Dulce.eng
dc.description.sponsorshipCentro Universitário Metodista IPA
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjecttecnologias assistivaspor
dc.subjectdeficiênciapor
dc.subjectinclusão socialpor
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjectassistive technologieseng
dc.subjectdisabled peopleeng
dc.subjectsocial inclusioneng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleRede especial : uma proposta de inclusão digital e social em ações sócio-educativaspor
dc.title.alternativeA special Network : a proposal for digital and social inclusion in socio-educational actionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Silva, Clemildo Anacleto da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8955379044409979por
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a fazer um recorte interativo entre a informática educativa e suas contribuições às pessoas com necessidades especiais. São relatados alguns aspectos relevantes sobre aspectos de exclusão e inclusão social e digital que fazem parte do processo de investigação da pesquisa. É abordada a questão da exclusão social em alguns momentos importantes na história da humanidade. Nesse contexto é trabalhada a utilização de tecnologias assistivas como ferramentas pedagógicas para o auxílio no aprendizado dos alunos deficientes que participam do Programa de Informática na Educação Especial (INFOESP), nas Obras Sociais da Irmã Dulce (OSID). O trabalho ainda resgata a história de vida de Irmã Dulce e o início de suas obras em Salvador, Bahia, que deram origem ao INFOESP. A metodologia escolhida foi o estudo de caso que enfocou o INFOESP do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD) das Obras Sociais da Irmã Dulce.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6162850945171157por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigues_ac_tm140.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.