Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/165
Title: Assembleia de Deus e teologia pública: o discurso pentecostal no espaço público
metadata.dc.creator: Majewski, Rodrigo Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Teologia Sistemática;Teologia Pentecostal;Teologia Pública;Assembleia de Deus;Espaço público;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Systematic Theology;Pentecostal Theology;Public Theology;Assembly of God;Public space
Issue Date: 25-Aug-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: MAJEWSKI, Rodrigo Gonçalves. Assembleia de Deus e teologia pública: o discurso pentecostal no espaço público. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação apresenta alguns temas da teologia pentecostal em interface com o conceito de teologia pública, buscando refletir sobre as possíveis consequências, no espaço público, de um discurso fundamentado no pentecostalismo. O primeiro capítulo apresenta a teologia mais popular das Assembleias de Deus, manifesta nas revistas de escola bíblica dominical publicadas pela editora da denominação, a CPAD. Nela se constata que houve um progressivo interesse da denominação em relação às questões sociais/políticas, ampliando-se gradativamente, ainda que não maciçamente, o espaço dedicado a essa temática, havendo um aprimoramento constante da fundamentação teológica. O segundo capítulo explica de forma resumida alguns temas relevantes da teologia pentecostal assembleiana, os quais seriam relevantes e enriquecedores para a fundamentação da relação entre crente/igreja e sociedade desde o ponto de vista desta corrente teológica. Os temas são os seguintes: o poder do Espírito (poder de Deus) e os milagres; a eclesiologia; a santificação e a ética pentecostal, com sua ênfase na separação do mundo ; a escatologia e sua crença no retorno iminente de Cristo; e a noção de guerra espiritual e toda a cosmologia pentecostal (a crença em anjos, demônios e sua influência sobre indivíduos, sociedade e realidade em geral). O terceiro capítulo pergunta pelas consequências públicas que se podem extrair destes pontos específicos da teologia pentecostal. Discorre, num primeiro momento, sobre como os mesmos não deveriam ser interpretados, na medida em que poderiam levar a condutas inadequadas para um cristão no espaço público, ao menos inadequadas do ponto de vista de uma teologia pública. Num segundo momento, aponta algumas leituras que parecem mais adequadas para os temas teológicos pentecostais, extraindo então consequências desejáveis e em consonância com o que alguns teólogos públicos propõem, facilitando o diálogo com a sociedade e uma participação mais efetiva no espaço público, em busca do bem comum, por parte do crente pentecostal e das próprias Assembleias de Deus enquanto instituição. Propõe, em resumo, as seguintes interpretações: poder de Deus que implique em serviço comunitário humilde para toda sociedade; uma igreja peregrina, mas consciente e atuante; uma ardente expectativa pela consumação do Reino de Deus que motive a transformação social; uma santificação que se expanda pelo social, no combate às injustiças; e uma postura humilde e sábia quanto aos fenômenos espirituais que possam influenciar as pessoas e a sociedade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/165
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
majewski_rg_tm232.PDF876.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.