Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/163
Title: Ensino superior na IECLB: uma primeira história
metadata.dc.creator: Iung, Silvio
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Ensino superior comunitário;Educação confessional;IECLB;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Congregational higher education;Denominational education;IECLB
Issue Date: 2-Aug-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: IUNG, Silvio. Ensino superior na IECLB: uma primeira história. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: O tema central desta dissertação é o ensino superior na IECLB. Inicialmente, localizam-se o surgimento do ensino superior comunitário no Brasil e sua estruturação ao lado da oferta do poder público. Apresenta-se a formação do sistema de educação comunitária vinculada à Igreja, com escolas primárias, a partir das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes alemães evangélico-luteranos, na sua chegada ao Brasil, com a ausência de escolas. Contextualizado o espaço do surgimento da educação superior comunitária e a tradição do ensino básico de caráter comunitário, abre-se o cenário para resgatar as discussões em torno da criação de faculdades e cursos superiores no âmbito do Sínodo Riograndense, um dos formadores da IECLB. Destaca-se a tentativa infrutífera de oferecer cursos naquele período em que as demais instituições brasileiras que atuam com ensino superior iniciam sua atividade. Este trabalho tenta compreender as causas dessa dificuldade e analisa as alternativas adotadas. Por último, volta-se a atenção para as trajetórias exitosas de surgimento de cursos a partir da década de 1970, mas com resultado especialmente na virada para o século XXI. A pesquisa revelou que a opção por não oferecer ensino superior decorre de todo um contexto de igreja que passava por reorganização. Também certa indefinição interna quanto a quem caberia a responsabilidade de oferecer cursos retarda a oferta desses. O trabalho culmina com o apontamento de alternativas para que o ensino superior na IECLB possa ter maior participação no cenário educacional brasileiro. A pesquisa aponta para uma revisão na sistemática de manter faculdades e cursos em instituições comunitárias da IECLB, para o caso de estas quererem se consolidar no cenário brasileiro.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/163
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iung_s_tm225.PDF791.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.