Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/161
Title: A mediação pedagógica na educação teológica a distância: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Santo, Eliseu Roque do Espirito
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Educação a Distância;Educação Teológica;Mediação pedagógica;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Distance Education;Theological Education;Pedagogical Mediation
Issue Date: 26-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTO, Eliseu Roque do Espirito. A mediação pedagógica na educação teológica a distância: um estudo de caso. 2010. 237 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata de analisar a mediação pedagógica na educação teológica na modalidade a distância. Quanto ao método, esta é uma pesquisa qualitativa; quanto à sua especificidade, uma pesquisa pedagógica; e quanto à estratégia, um estudo de caso. Se busca analisar a mediação pedagógica a partir de três ferramentas básicas de um ambiente virtual, que são: os textos em PDF com os conteúdos (web aulas), os vídeos-aula e as atividades de aprendizagem. Como delimitação, foram selecionadas para análise sete disciplinas do currículo do curso de teologia: Aconselhamento cristão, Comunicação e oratória (Homilética), Ensino religioso e Educação Básica, Fundamentos da Teologia Prática, Práticas Ministeriais, Teologia e Liderança, Teologia espiritual (Espiritualidade). Buscou-se em primeiro momento a definição das categorias de análise e a construção dos protocolos de observação. O pesquisador buscou seguir, como parâmetro para análise, as três fases da mediação conforme apresentadas por Gutierrez e Prieto: tratamento com base no tema, tratamento com base na forma e tratamento com base na aprendizagem. Para análise dos vídeos-aula foi preciso a definição de uma nova categoria denominada de tratamento com base na função. A análise da ferramenta web-aula, pelas categorias de tratamento com base no tema e tratamento com base na forma, foi realizada em cinquenta e oito textos com os conteúdos das aulas. Para análise dos vídeos-aula foram selecionados dez vídeos que foram assistidos, transcritos e analisados a partir das categorias de tratamento com base no tema, tratamento com base na forma e tratamento com base na função. As atividades de aprendizagem, incluindo as provas escritas, foram analisadas pela categoria de tratamento com base na aprendizagem. Como resultado da pesquisa, pode-se alistar a predominância de: (1) transposição da forma de ensinar do presencial para a modalidade a distância; (2) reprodução no vídeo-aula de um modelo de aula presencial e, portanto, a necessidade de uma arquitetura pedagógica para que recebam um tratamento do tema e da função, a fim de que os conteúdos transmitidos facilitem a auto- aprendizagem e explorem os reais potenciais dessa ferramenta; (3) textos das web aulas serem feitos no formato de um texto acadêmico, apontando para a necessidade de um trabalho pedagógico de forma que favoreça a auto-aprendizagem; (4) atividades de aprendizagem do tipo de apropriação do conteúdo, com raras ocorrências de atividades que promovam a interaprendizagem, atividades de relação texto-contexto e de aplicabilidade. Finalmente, o pesquisador conclui com base na sua pesquisa que, para que haja realmente educação a distância não basta apenas a mediação tecnológica do ensino e da aprendizagem, é preciso uma sólida e bem planejada mediação pedagógica.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/161
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espiritosanto_er_td93.PDF12.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.