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Title: Educar para a paz: análise de fatores favorecedores de comportamentos pró-sociais na aplicação de um programa psicopedagógico de intervenção com adolescentes
metadata.dc.creator: Muñoz, Manuel Alfonso Díaz
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: educação para a paz;violência escolar;adolescência;comportamento pró-social;conflito e diálogo;peace education;school violence;Adolescence;positive social behavior;conflict and dialog;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 18-Dec-2006
Publisher: Faculdades EST
Citation: MUÑOZ, Manuel Alfonso Díaz. Educar para a paz: análise de fatores favorecedores de comportamentos pró-sociais na aplicação de um programa psicopedagógico de intervenção com adolescentes. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.
metadata.dc.description.resumo: O tema central da nossa dissertação é a violência e a educação nos valores no contexto escolar. O tema é abordado a partir da bibliografia disponível e da investigação realizada durante seis meses com os adolescentes da turma BP1 da EMEF Chico Mendes do Bairro Mário Quintana, em Porto Alegre, com o objetivo de investigar os fatores que, numa proposta de educação para a paz, favorecem o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais nos adolescentes e evitam comportamentos violentos no contexto escolar. O texto está estruturado em quatro capítulos. Os dois primeiros estão dedicados à fundamentação teológica e psicopedagógica da investigação, referenciada, basicamente, nas contribuições teóricas advindas de três linhas de pesquisa: em teologia, em psicologia social e do desenvolvimento e em pedagogia, especialmente na linha de educação nos valores e educação para a paz. Neste sentido, opta-se por um modelo de educação integral e solidária. O terceiro capítulo da dissertação descreve o percurso e a opção metodológica adotada na investigação, que é qualitativa. A técnica adotada é a pesquisa de campo, a partir de uma atitude participante. Por fim, no quarto capítulo, fazem-se a análise e o comentário dos dados coletados, tomando como referência básica as quatro variáveis trabalhadas no programa de intervenção implementado durante seis meses com os adolescentes sujeitos da investigação e relacionadas todas elas com comportamentos pró-sociais: auto-estima, expressão/compreensão de sentimentos, relações de cooperação e resolução de conflitos. A pesquisa constatou sinais de avanços nos comportamentos pró-sociais dos adolescentes, mostrando a possibilidade de educar para a paz nas escolas através de programas de intervenção psicopedagógica específicos e de fácil implementação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/157
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