Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/153
Title: A responsabilidade dos pais na formação espiritual dos filhos : um entendimento bíblico-teológico
metadata.dc.creator: Montanha, Joel
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Desenvolvimento espiritual;Educação e espiritualidade;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Spiritual development;Nurture and spirituality
Issue Date: 3-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: MONTANHA, Joel. A responsabilidade dos pais na formação espiritual dos filhos : um entendimento bíblico-teológico. 2010. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discorrerá sobre a necessidade da participação consciente e ativa dos pais no desenvolvimento espiritual dos filhos, considerando que a família é reconhecida como o centro formador dessa espiritualidade. A pesquisa é desenvolvida a partir de princípios bíblicos e teológicos. São analisadas as necessidades, as características e as formas de comunicação com as crianças dentro de suas faixas etárias para a formação espiritual adequada. Tratando-se de um tema recorrente nas discussões sobre a educação nos lares, a pesquisa busca a compreensão do papel dos pais na educação espiritual dos filhos e o possível contraste no cuidado praticado nos lares cristãos hodiernos. A primeira parte do trabalho aborda a origem dos princípios racionais do ser humano, isto é, maneiras pelas quais se adquire o conhecimento. Na sequência, trata-se dos conceitos sobre Deus, a natureza do mal, o plano salvífico, os meios da graça, autoestima e liberdade de escolha, elementos causadores de ações, que poderão influenciar no infante sua própria espiritualidade judaico-cristã. Por fim, o ensino e a socialização por faixa etária até os dez anos, como responsabilidade dos pais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/153
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
montanha_j_tmp122.PDF428.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.