Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/151
Title: Diálogos sobre a relevância social da Associação Beneficente Floresta Imperial ABEFI: a publicidade cívica da diaconia
metadata.dc.creator: Teixeira, Helio Aparecido
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Migração;Diaconia;Publicidade Cívica;ABEFI;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Migration;Diakonia;Publicidade Cívica;ABEFI
Issue Date: 23-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: TEIXEIRA, Helio Aparecido. Diálogos sobre a relevância social da Associação Beneficente Floresta Imperial ABEFI: a publicidade cívica da diaconia. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação que apresento agora versa a respeito da Associação Beneficente Floresta Imperial, ABEFI, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, ligada à Comunidade Evangélica Floresta Imperial, CEFI. A pesquisa de caráter dedutivo quer colocar em foco as características da diaconia praticada no contexto comunitário e sua relevância social para o entorno imediato que compreende a região do antigo Quarto Distrito Floresta Imperial de Novo Hamburgo, elevado à categoria de Distrito Industrial (Cluster) a partir da década de 1960 com a implementação de políticas de exportação pelo Governo Brasileiro. A partir do contexto migratório, das tradições teológicas das famílias evangélico-luteranas, da grande cultura de gado no Rio Grande do Sul e do processo de industrialização do Vale do Sinos quero elencar algumas possibilidades de leitura do conteúdo formal da relevância social da ABEFI a partir do que designei de publicidade cívica. A intenção é analisar os elementos que compõem o quadro conjuntural que permitiu a afinidade de vários dispositivos sociais a formarem certo agir racional com vistas a um determinado comportamento.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/151
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teixeira_ha_tm223.PDF736.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.