Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/150
Title: A espiritualidade no aconselhamento de apoio às pessoas que desejam parar de fumar
metadata.dc.creator: Gothchalk, Carlos Humberto Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Espiritualidade;Aconselhamento de Apoio;Tabagismo;Fumantes;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Spirituality;Support Counseling;Smoking;Smokers
Issue Date: 15-Jun-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: GOTHCHALK, Carlos Humberto Mendes. A espiritualidade no aconselhamento de apoio às pessoas que desejam parar de fumar. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa chama a atenção da Teologia Prática, do Aconselhamento Pastoral, da Espiritualidade para a Cessação Tabagística, uma vez que, o tabaco se tornou maior causa isolada evitável de mortes precoces, uma pandemia com a estimativa de cinco (5) milhões de mortes por ano no mundo e duzentas (200) mil no Brasil e define elementos de aproximação possíveis para o cuidado de fumantes em ambientes comunitários. O primeiro capítulo aborda aspectos históricos da evolução do tabagismo, a industrialização de cigarros e derivados, as descobertas dos efeitos danosos advindos do uso de tabaco, alertando para a questão de saúde pública integral e a experiência concreta que originou este trabalho. O segundo capítulo apresenta o tabagismo como dependência destacando que o tabaco, de todas as drogas conhecidas, é a que mais dependência bio-psico-química provoca, apresenta alguns elementos do tratamento tradicional de tabagistas, registra campanhas públicas mais relevantes e importantes movimentos mundiais, nacionais, estaduais na luta pela cessação tabagística. O terceiro capítulo sugere que a Teologia Prática por meio do Aconselhamento e Cuidados Pastorais deve se ocupar das temáticas que envolvem a prevenção da iniciação de novos fumantes, o tratamento, o controle através de leis que promovam ambientes coletivos, públicos e privados, livres dos males do tabaco e a proteção de não-fumantes, propondo estratégias que contribuam para a cessação do tabagismo a partir das reservas éticas judaico- cristãs. O quarto capítulo salienta aspectos práticos onde a espiritualidade pode agir como fator de proteção na cessação tabagística e, de modo especial no aconselhamento de apoio, ajudar as pessoas que desejam parar de fumar. Considerando que muitos já tentaram de tudo que sabiam para parar de fumar , mas que grande parte não tentou ainda através do cultivo da espiritualidade, e que no Brasil dos 27 milhões de fumantes (20% da população), 22 milhões querem parar de fumar (80% dos fumantes) e que existe vida após o cigarro destaca-se a importância da espiritualidade como elo sintetizador e cerne da integralidade da vida que é capaz de apoiar amplamente e de sustentar as decisões das pessoas que desejam parar de fumar.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/150
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gothchalk_chm_tmp116.PDF568.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.