Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/148
Title: Uma igreja e uma sociedade sem exclusões: a Festa das Tendas na diocese de Lages
metadata.dc.creator: Moreira, José Roberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Festa das Tendas;Exclusão;Cuidado;Participação;PRÁTICAS SOCIAS E CUIDADO - GESTÃO E REDES SOCIAIS;Feast of Tents;Exclusion;Care;Participation
Issue Date: 2-Jul-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: MOREIRA, José Roberto. Uma igreja e uma sociedade sem exclusões: a Festa das Tendas na diocese de Lages. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa a Festa das Tendas na diocese de Lages, localizada em Santa Catarina. Trata-se de uma celebração anual que iniciou no ano de 1997, no encerramento do Ano Bíblico Diocesano. De inspiração bíblica, esta festa visibiliza as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) como opção eclesiológica da diocese e aponta para o resgate de práticas de cuidado e solidariedade, de relações recriadas de superação das exclusões sociais e eclesiais. O primeiro capítulo descreve o processo de ―"armar tendas" na história da festa nos últimos 13 anos e aborda as origens bíblicas da Festa das Tendas, particularmente no Primeiro Testamento. A descrição dos rituais próprios da festa e suas características mais marcantes serão muito valiosos para a busca de novos significados da festa no contexto em que ela é celebrada. O segundo capítulo assume o desafio de ―"desarmar relações de exclusão" e questiona a presença de uma lógica de exclusão na Sociedade e na Igreja. Ao mesmo tempo, propõe a superação desta lógica pelas práticas do cuidado e da comensalidade. Estas duas práticas estão muito presentes em todas as edições da Festa das Tendas e expressam-se em muitas atitudes, tais como: a partilha dos alimentos, a gratuidade, a acolhida. A opção eclesiológica pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) inspira-se na teologia da Trindade Santa e apresenta uma alternativa para a lógica da exclusão, que pode ser superada pela participação em todos os níveis sociais e eclesiais. O terceiro capítulo apresenta algumas propostas de ação pastoral, confirmando este jeito novo de ser Igreja que as CEBs apontam e que a Festa das Tendas celebra. Na abertura para a realidade sócio-político e econômica, apresenta-se a criação de um novo contrato social que consolide uma cidadania plena e planetária, na perspectiva da construção de uma Igreja e uma Sociedade sem exclusões, justas, fraternas e solidárias; sinais do Reino de Deus.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/148
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
moreira_jr_tmp123.PDF508.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.