Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/145
Title: | Contribuição da pesquisa geográfica para a gestão educacional: estudo etnográfico no Colégio Estadual Ruy José de Almeida LAJE/BA |
metadata.dc.creator: | Sandes, André Barreto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Escola;Pesquisa geográfica;Gestão educacional e cidadania;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;School;Geographical research;Educational management and citizenship |
Issue Date: | 13-Jun-2010 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANDES, André Barreto. Contribuição da pesquisa geográfica para a gestão educacional: estudo etnográfico no Colégio Estadual Ruy José de Almeida LAJE/BA. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. |
metadata.dc.description.resumo: | A educação pode ser considerada um dos principais pilares para a construção de uma sociedade mais justa. No entanto, os inúmeros problemas que as escolas públicas enfrentam atualmente têm reduzido progressivamente a possibilidade de ascensão individual e coletiva dos educandos que necessitam desses serviços. O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar a contribuição da pesquisa geográfica para a gestão educacional através de um estudo etnográfico realizado com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de 2009 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (CERJA), onde foram investigadas duas categorias de análise: uma referente à qualidade ambiental e dimensão pedagógica da escola e outra relacionada ao perfil socioeconômico e cultural desses estudantes. A pesquisa realizada, por ter caráter subjetivo, está entrelaçada com aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos, culturais e com o intervalo de tempo em que foi realizada. Portanto, os métodos utilizados foram o fenomenológico, que consiste em descrever a experiência tal como ela é, e o método dialético, que é dinâmico porque considera os fatos dentro de um contexto maior. O primeiro capítulo trata da contribuição da Geografia para a Educação e apresenta dados referentes à percepção dos estudantes em relação ao espaço físico, relacional e pedagógicos da escola. O segundo capítulo discute conceitos de espaço e lugar e apresenta dados referentes ao espaço comunitário, residencial e familiar dos estudantes. O terceiro capítulo trata dos cuidados da gestão educacional com seus futuros egressos, enfocando aspectos relacionados com o espaço escolar e a conclusão do Ensino Médio. Os resultados dessa pesquisa poderão proporcionar à comunidade escolar uma fundamentação que possibilite construir um planejamento contextualizado e, paralelamente, desenvolver atividades que melhorem a qualidade da educação oferecida. Dessa forma, essa pesquisa geográfica, após ser socializada, poderá contribuir no processo de tomada de consciência coletiva, aproximando a educação da realidade, os educadores dos educandos, a teoria da prática e a ciência da vida, convidando todos os servidores da educação, que compartilham dos mesmos ideais, a sonharem juntos e trabalharem para transformar esse sonho em realidade. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/145 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sandes_ab_tmp117.PDF | 563.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.