Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/143
Title: Sentimento dos familiares na institucionalização de idosos
metadata.dc.creator: Kempp, Raquel Ingrund
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Idosos;PRÁTICAS SOCIAIS E CUIDADO - GESTÃO E REDES SOCIAIS;Elderly;Sentiments;Institutionalization;Institucionalização;Sentimentos
Issue Date: 27-Jun-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: KEMPP, Raquel Ingrund. Sentimento dos familiares na institucionalização de idosos. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa os sentimentos dos familiares na institucionalização de idosos em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Quando alguém decide que seu familiar idoso necessita ir para uma instituição de longa permanência, seja pelo motivo que for sentimentos e pensamentos surgem. É com esta preocupação que surgiu esta pesquisa, e a primeira questão é justamente saber quais são os sentimentos que este familiar vivencia no momento da institucionalização. Os sentimentos mais citados e que chamaram atenção foram: profundo pesar, irreversibilidade de uma situação, desamparo, culpa e angústia, impotência, tranquilidade, admiração pelo profissionalismo e competência. A segunda questão trata dos motivos que levaram o familiar (familiares) a institucionalizar seu idoso e de como foi a tomada de decisão. Na terceira questão a pesquisa quis saber como este familiar mantém seu vínculo com o idoso. Quando acontece a internação, o familiar não tem somente o direito de continuar mantendo o vínculo, mas também o dever, uma vez que é responsável pela institucionalização. Na quarta questão vamos ter a percepção após a internação. Ou seja, como este familiar (familiares) percebe o lugar onde institucionalizou seu idoso. É muito interessante, pois a convivência faz com que seus preconceitos sejam desfeitos. Este familiar não deve ser apenas aquela pessoa que tem seu idoso em um lar, mas pode ser um agente transformador deste local, dando sugestões e participando efetivamente do dia-a-dia.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/143
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kempp_ri_tmp115.PDF402.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.