Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/133
Title: A capelania hospitalar: uma contribuição na recuperação do enfermo oncológico
metadata.dc.creator: Silva, Alexsandro Coutinho da
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Capelania Hospitalar;Saúde;Enfermo;Fé;Hospital;TEOLOGIA PRÁTICA;Hospital Chaplaincy;Health;Sick;Faith Hospital
Issue Date: 7-Apr-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Alexsandro Coutinho da. A capelania hospitalar: uma contribuição na recuperação do enfermo oncológico. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição que o serviço de capelania hospitalar pode proporcionar ao enfermo oncológico e aos seus familiares no ambiente hospitalar. Neste trabalho, busca-se resgatar a dimensão humana por meio da espiritualidade, ser um referencial de auxílio diante da dor e do sofrimento ao transmitir o amor, o consolo e a esperança existente em Deus, oferecer aos profissionais da saúde uma melhor compreensão da importância do serviço de capelania hospitalar para o auxílio na recuperação do enfermo. Sendo assim, no primeiro capítulo resgata-se de forma objetiva a origem, a trajetória e o desenvolvimento da capelania hospitalar até o contexto atual. Aborda a questão da fundamentação evangélica da capelania hospitalar, bem como o perfil do capelão hospitalar. A segunda parte discorre a priori sobre a questão do diálogo entre a teologia e as ciências. E a filosofia participa deste diálogo como mediadora entre esses saberes. Em um segundo momento o autor trata dos conceitos saúde integral e salvação e, por fim, apresenta vários estudos que comprovam os benefícios da fé para com a saúde. No terceiro capítulo, estabelece uma reflexão sobre a questão do drama vivenciado pelo paciente oncológico. Aborda de forma concisa a espiritualidade do paciente com câncer no contexto hospitalar.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/133
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_ac_tm219.pdf865.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.