Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/131
Title: | Educação cristã na igreja em células: análise crítica da concepção de ensino no modelo de treinamento do Ministério Igreja em células no Brasil |
metadata.dc.creator: | Silva Filho, Osvaldo Cipriano da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Educação cristã;Igreja em Células;Escola Bíblica;Formação continuada e integral na fé;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Christian education;Cell Church;Bible school;Continuous and integral education in the faith |
Issue Date: | 19-Apr-2010 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SILVA FILHO, Osvaldo Cipriano da. Educação cristã na igreja em células: análise crítica da concepção de ensino no modelo de treinamento do Ministério Igreja em células no Brasil. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a análise da concepção de ensino da Igreja em Células, à luz do modelo de Ralph W. Neighbour Jr., adotado pelo Ministério de Igrejas em Células no Brasil, sob a perspectiva da formação cristã continuada na fé da Igreja Reformada. A visão da Igreja em Células é de que a estrutura e os valores da igreja tradicional não observam o modelo de igreja do Novo Testamento. Em novo odre , a educação perdeu a importância, e o ensino, em sua concepção pedagógica, voltou-se a ciclos de estudo e treinamento chamados de trilhos e finais de semanas , para formação de discipuladores e líderes, com foco na multiplicação das células e crescimento da Igreja. A escola bíblica, nesse ambiente, perdeu a importância, e a formação continuada na fé foi descaracterizada. O membro tornou-se apenas reprodutor de si mesmo. Neste estudo, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica a partir da revisão das principais obras sobre o assunto, com ênfase na exploração das fontes existentes sobre o conteúdo em exame. O trabalho está estruturado em quatro partes. A primeira parte aborda panoramicamente a educação cristã a partir da reforma protestante, destacando os aspectos históricos gerais da formação cristã da Igreja Presbiteriana do Brasil. A segunda parte incursiona pelo conceito de educação cristã e pelos aspectos teóricos dos Quatro Pilares da Educação. Tais concepções teóricas alinham-se à proposta pedagógica de ensino cristão da Igreja Presbiteriana do Brasil, como identidade de escola calvinista a partir de seu fundamento evangélico. Na sequência, aborda a escola bíblica como práxis pedagógica de formação cristã na igreja tradicional, destacando a Presbiteriana, com ênfase na educação como ministério da Igreja. A Terceira parte analisa a concepção pedagógica adotada pela igreja em células à luz da práxis de ensino cristão concebido por Neighbour Jr. e adotado pelo Ministério Igreja em Células no Brasil. O exame parte do estudo da formação da igreja em células e dos pressupostos eclesiológicos e teológicos. A quarta e última parte examina o estudo da práxis instrucional dos trilhos de treinamentos de discipuladores e líderes na Igreja em Células. Em seguida, apresenta as características e as considerações críticas do exame realizado e sugestão de proposta de modelo pedagógico de formação cristã continuada na fé para igrejas tradicionais que migrem para o modelo de igreja em células, cuja concepção privilegia a formação de discipuladores e líderes. Conclui-se no sentido de que a prática pedagógica da igreja em células não é um instrumento de educação cristã continuada e integral na fé. Não visa tratar o indivíduo e formá-lo como um todo para a vida e atua na desconstrução da escola bíblica. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/131 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silvafilho_oc_tmp106_texto.pdf | 619.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.