Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/126
Title: O ethos cultural amazônico em Dalcídio Jurandir: aportes para uma teologia amazônica
metadata.dc.creator: Silva, Antonio Carlos Teles da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Teologia Amazônica;Dalcídio Jurandir;Amazônia;Identidade cultural;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Amazon Theology;Dalcídio Jurandir;Amazon;Cultural identity
Issue Date: 26-Mar-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Antonio Carlos Teles da. O ethos cultural amazônico em Dalcídio Jurandir: aportes para uma teologia amazônica. 2010. 317 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de pesquisa pretende elaborar uma reflexão teológica sobre a culturalidade cabocla amazônica a partir da obra do escritor marajoara Dalcídio Jurandir. Partimos do pressuposto que, apesar da importância que a região amazônica adquiriu, o conhecimento sobre a região permanece limitado pelas rotulações que lhe foram atribuídas ao longo de sua ocupação. Entendemos esse processo como uma invisibilização histórico-cultural, que na prática, se traduz como invisibilização sócio- política. Dessa forma, esta elaboração centra-se na realidade humana amazônica, mais especificamente na culturalidade ribeirinha cabocla da região da Ilhas do Marajó. A revisibilização dessa culturalidade, dentro das intuições da teologia Latino-Americana, é uma contribuição para as lutas em defesa da região, de seu povo e seu ethos cultural. Inicialmente a vida e a obra de Dalcídio Jurandir são situadas em seu momento: a primeira metade do século XX, momento em que se consolida na Amazônia o sistema de exploração capitalista, com a conseqüente erosão do ethos cultural caboclo. A perspectiva da pesquisa é definida pelo espelhamento entre duas visões distintas sobre a região: a do escritor Euclides da Cunha e a do poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro. Como embasamento teórico, foi feita uma análise sobre as representações construídas em torno da Amazônia no que se refere tanto à situação da região nas últimas quatro décadas quanto recorrendo-se às reflexões contemporâneas sobre a relação entre representações e identidades. O arcabouço hermenêutico recorre aos principais temas da teologia contemporânea Latino-Americana, especialmente a ética a partir das vítimas, tendo como base o trabalho de Enrique Dussel.Também é enfatizada a relação entre teologia e culturalidade a partir da Teologia da Cultura de Paul Tillich. A reflexão propriamente teológica é elaborada dentro de quatro temas relacionados à culturalidade Amazônica: uma leitura do Marajó a partir dos seus avessos, uma Teologia identitária cabocla, o ecofeminismo amazônico como resistência e uma Teologia das águas amazônicas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/126
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_act_td89.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.