Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1240
Title: | O uso de filmes e séries de cultura pop na prática da capelania escolar em contexto adventista |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Homero Pereira do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Teologia;Capelania escolar;Adventista;Cultura pop;Contextualização;Theology;School chaplaincy;Adventist;Pop culture;Contextualization |
Issue Date: | 14-Mar-2025 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | NASCIMENTO, Homero Pereira do. O uso de filmes e séries de cultura pop na prática da capelania escolar em contexto adventista. 2025. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdades EST. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Teologia. São Leopoldo, 2025. |
Series/Report no.: | TM; |
metadata.dc.description.resumo: | É possível perceber que a cultura pop gera grande movimentação na sociedade, promovendo uma cultura de consumo, senso de comunidade e pertencimento. Além de proporcionar entretenimento, tem-se percebido que ela pode ser utilizada como forma de influência cultural e ponto de contato entre pessoas com os mesmos interesses ou com conhecimento básico sobre o tema. A partir da cultura pop como ponto de convergência entre o autor e pessoas discentes, surgem os primeiros passos para sua utilização como método de contextualização. Diante disso, foi feito um recorte nos materiais de cultura pop, sendo selecionados para estudo e utilização filmes e séries (incluindo séries animadas). Este trabalho busca, em primeiro lugar, delimitar as funções a serem desempenhadas dentro da capelania escolar adventista, utilizando materiais denominacionais e a experiência pessoal do autor. Além disso, visa investigar o conceito de cultura pop em diálogo com o processo de aprendizagem de adolescentes no que se refere a temas teológicos e conteúdos bíblicos. O objetivo geral desta pesquisa é investigar em que medida filmes e séries da cultura pop podem ser utilizados na prática da capelania escolar. Para alcançá-lo, foram definidos alguns objetivos específicos auxiliares: 1) Descrever as atividades de um(a) capelão(ã) escolar da Rede Adventista de Educação, com base em materiais denominacionais e na experiência pessoal do autor; 2) Analisar a relevância da cultura pop na formação de conceitos religiosos pessoais; 3) Explorar conflitos e tensões entre religiosidade e cultura pop; 4) Examinar a importância da contextualização no ensino de princípios bíblicos para adolescentes; 5) Apresentar o conceito de reflexão teológica do cotidiano como método de contextualização, análise e interpretação de filmes e séries de cultura pop na prática da capelania escolar. Para construir uma base teórica que possibilite a compreensão e análise deste fenômeno, este trabalho analisou duas principais vertentes epistêmicas. A primeira aborda educação e capelania, tendo como principais autores Ellen White (2008), George Knight (2007) e Walmir Vieira e Geoval Jacinto Silva (2009). A segunda trata dos conceitos de cultura, contextualização e utilização da cultura pop como ferramenta de reflexão teológica do cotidiano, com autores como Justo González (2009), Beatriz Alice Weyne Kullmann de Souza (2015), Iuri Andréas Reblin (2010) e Allan Novaes e Felipe Carmo (2017). A delimitação do material primário da pesquisa foi feita com base em critérios qualitativos, considerando aspectos filosóficos da natureza da educação e do uso da cultura pop. Como resultado, foi possível estruturar atividades e ações para a capelania escolar adventista, identificar a relevância da cultura pop na formação de conceitos filosóficos e religiosos, e compreender as influências de conceitos como alta e baixa cultura e da produção industrializada. Embora essas características possam ser vistas como negativas por parte da sociedade, foi possível propor um método de utilização da cultura pop como forma de contextualização para o ensino bíblico de adolescentes. Por fim, destaca-se a apresentação da reflexão teológica do cotidiano, implementada por meio de ações práticas no contexto escolar, como aulas e capelas. |
Description: | 110 p. ; il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1240 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nascimento_tm.pdf | Texto completo PDF | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.