Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/123
Title: Contribuições do Movimento dos Focolares ao ecumenismo
metadata.dc.creator: Simões, Beatriz Sarkis
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Movimento dos Focolares;Chiara Lubich;Ecumenismo;Diálogo da vida;Economia de comunhão;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Focolare Movement;Chiara Lubich;Ecumenism;Dialogue of life;Economy of communion
Issue Date: 5-Mar-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SIMÕES, Beatriz Sarkis. Contribuições do Movimento dos Focolares ao ecumenismo. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo dar uma maior visibilidade às contribuições específicas que o Movimento dos Focolares, fundado em 1943 por Chiara Lubich, tem a oferecer à caminhada ecumênica. A primeira parte aborda a história do ecumenismo: o conceito, os fatos históricos, que levaram a rupturas na Igreja de Cristo, a gênese do movimento ecumênico e a relevância do ecumenismo. Ao analisar a importância do diálogo ecumênico, a pesquisa apresenta a proposta do diálogo da vida que tem suas raízes na espiritualidade do Movimento dos Focolares e é considerada uma de suas contribuições específicas ao ecumenismo. A segunda parte apresenta uma hermenêutica ecumênica que tem dois princípios: o da fraternidade e o da cruz. Acredita-se que não é possível alcançar a plena comunhão (koinonia), sem passar pelo caminho da cruz, pelo caminho do abandono de Jesus (kenosis). Em seguida, faz-se uma reflexão sobre o Movimento dos Focolares e a Eclesiologia de comunhão. A reflexão conduz ao ponto central desta parte: o aprofundamento da proposta do diálogo da vida, oferecido como uma resposta atual às exigências do mundo ecumênico. A terceira parte apresenta uma segunda contribuição específica do Movimento dos Focolares à caminhada ecumênica: o Projeto da Economia de Comunhão na Liberdade, nascido em 1991 durante uma das viagens de Chiara Lubich ao Brasil. Este Projeto de cunho social e realizado ecumenicamente está presente hoje em vários países do mundo e reflete a realidade de comunhão que é a base da espiritualidade proposta pelo Movimento dos Focolares. Desse modo é possível asseverar que o Movimento dos Focolares tem algo de significativo a oferecer à caminhada ecumênica, quer seja em nível espiritual, quer seja em nível prático.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/123
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simoes_bs_tm216.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.