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Title: Práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir do pensamento de Rubem Alves acerca da educação e da teologia
metadata.dc.creator: Santos, Leila Micaela Cavalcante dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Teologia;Educação integral;Prática educativa;Práticas pedagógicas e Rubem Alves;Rubem Alves;Theology;Integral education;Educational practice;Pedagogical practices and Rubem Alves
Issue Date: 17-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Leila Micaela Cavalcante dos. Práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir do pensamento de Rubem Alves acerca da educação e da teologia. 2024. 75 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Rubem Alves não desenvolveu uma teoria de forma sistematizada e acadêmica a respeito do seu pensamento pedagógico. O que de fato pode ser encontrado sobre o assunto está, sobretudo, em suas crônicas e textos, elaborados de forma poética, mas alinhados com sua concepção de ser humano. E nesse trabalho, propriamente dito, faz-se uma análise a respeito da educação e teologia sendo usados nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo do presente estudo consiste em verificar como o pensamento de Rubem Alves acerca da educação e da teologia pode ser traduzido em práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental. A partir da classificação de Antonio Carlos Gil, esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, de realização exploratória e, quando aos procedimentos, bibliográfica. Nesse sentido, os resultados ora apontados no estudo mostram que Alves realiza um apontamento em relação ao sistema educacional pelo fato do mesmo se ater unicamente à esfera intelectiva na busca de responder às demandas colocadas por uma racionalidade funcional. Assim, essa realidade fica vinculada à ordem social e econômica existente, com uma única preocupação em realizar o princípio da produtividade e do desempenho, fundamentos que norteiam a nossa ordem econômica, cultural e social. Nela, o ser humano aparece como uma peça na engrenagem e a vida é submetida à tortura de uma lógica que não lhe deixa desenvolver suas potencialidades, usando nem de sua liberdade e muito menos de sua criatividade. Conclui-se que uma educação com foco somente em preparar pessoas para desempenhar funções, em transmitir conteúdo culturais, doméstica, deforma, desumaniza não é válida. Alves nunca negou a importância da cultura e de sua transmissão, muito menos da cultura estabelecida e a necessidade dela para nossa inserção no mundo humano, para que possamos usufrui-la em função nossa sobrevivência. Nesse sentido, para fortalecer o ensino, a relação professor e discente, a liberdade de ambos, toda as metodologias de ensino precisam ser diversas, plurais e criativas, de responsabilidade de um coletivo de educadores e não de professores que se isolam sozinhos e ficam fechados por horas em suas salas de aula. No fundo, as metodologias direcionadas a educação e teologia nos mostram que não existem limites nas formas de aprender e ensinar, porque os humanos também são infinitos em sua capacidade de criar variadas formas de aprender. Aqui finalmente mostra-se a importância do conceito de Educação Integral. Assim, a educação inclusiva, semelhantemente à educação integral, proporciona alterações no meio social dos discentes, da escola e da comunidade escolar. Portanto, a Educação Integral e a Educação Inclusiva compactuam com os mesmos princípios quanto ao papel central da Escola em articular estratégias de ensino que potencializam uma real – qualitativa e significativa – aprendizagem para todos os discentes e diminuam as inúmeras desigualdades socioculturais e educacionais que permanecem na Educação do nosso país.
Description: 75 p. ; il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1212
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