Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/121
Title: Oficina criativa: criatividade e sustentabilidade de um ideal
metadata.dc.creator: Burmann, Claudir
metadata.dc.contributor.advisor1: Bock, Carlos Gilberto
Keywords: Direitos;Sócio diaconal;Sustentabilidade;Ideal;PRATICAS SOCIAIS E CUIDADO GESTÃO E REDES SOCIAIS;Rights;Social diaconal;Sustainability;Ideal
Issue Date: 30-Dec-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: BURMANN, Claudir. Oficina criativa: criatividade e sustentabilidade de um ideal. 2009. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Ao longo das últimas três décadas do milênio passado, e até o tempo presente, têm sido vivenciadas transformações profundas na sociedade brasileira e latino-americana. As mutações no sistema capitalista, a partir da introdução de novas tecnologias e técnicas de produção e gerência, alteraram intensamente as relações entre as pessoas, em nível do trabalho e em nível familiar, como também em outros âmbitos e instituições da sociedade. A migração interna ocorrida no Brasil, seja para áreas urbanas, seja para o norte brasileiro, fazem parte desse processo de transformação econômica em curso. A migração ao Estado de Rondônia, a partir dos anos de 1970, integra de forma exemplar a política econômica implantada no país. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), por sua vez, viu-se na necessidade de expandir sua presença para além da região sul e sudeste brasileiro, tendo em vista que boa parcela de migrantes que foram ao norte brasileiro integrava essa denominação. Além de estabelecer comunidades religiosas nas chamadas Novas Áreas de Colonização , a IECLB se preocupou com a assistência técnica na área da agricultura e assistência na área da saúde. Nesse sentido, diversos projetos sócio-diaconais de caráter desenvolvimentista foram implantados. Outros projetos sócio-diaconais que surgiram se postaram na área da garantia de direitos individuais e sociais. Esses projetos se inserem no contexto da mobilização e luta por garantias sociais ao longo das décadas de 1980 e 1990, tendo como fundamental referência a nova Constituição brasileira de 1988. O Projeto Oficina Criativa, posteriormente transformada em Instituição Beneficente Oficina Criativa, ligada à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Porto Velho, Rondônia, configura-se dentro de todo esse contexto maior em termos da economia e política, além de estar inserida no contexto religioso-eclesial brasileiro e da própria IECLB. Como projeto sócio-diaconal, tem tido a capacidade de se re-inventar, garantindo, assim, a sustentabilidade de seu ideal na transformação da vida de pessoas e da sociedade, a partir da motivação oriunda da pregação e testemunho de Jesus de Nazaré.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/121
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
burmann_c_tmp96.pdf550.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.