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dc.creatorBusse, Valdino
dc.date.accessioned2016-07-25T15:35:37Z-
dc.date.available2010-04-16
dc.date.available2016-07-25T15:35:37Z-
dc.date.issued2010-01-03
dc.identifier.citationBUSSE, Valdino. A práxis pastoral entre os imigrantes alemães e seus descendentes na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/120-
dc.description.abstractThe reflection of this study is based on the contribution of pastoral practice in the German immigration in the region that today comprises the micro area of Santa Rosa / RS, focusing more on the location of Lajeado Terrêncio, municipality of Novo Machado / RS, without, however, fail to look to other places that have experienced similar facts. Pastors are faced with the trauma of immigration saga of the German-Russians in our country. Some traits are perceived to this day. They had migrated to areas in Eastern Europe, especially Russia, to seize the opportunity offered by an expanding empire. They tried to build the dream of a better life and future of their children, as in Germany ruled over quota, the shortage of food and lack of employment. Meanwhile, the situation of the Germans was extremely difficult due to the policy of Russification by the government, militias and nationalists installation of civil wars. Finally, after the first world war, who did not migrate in time was literally kicked out of their land. Who was able to migrate to the new continent was freed from such threats. Along with these came also a smaller percentage of Germans from Germany, who came to live together. Undoubtedly, to get to southern Brazil, faced with new problems. A place of wilderness without roads, homes, commerce, industries, schools, hospitals, etc.. How to survive these challenges and build the future of their children? That difficult adjustment enters a differential, the pastoral. Seeing no alternative, the few pastors have looked to take care of these people. After arranging a place of worship on Sundays preached the message of encouragement from the gospel, that kept alive the hope of the individual, teaching him to live by faith in God and with much effort, they could build the future. During the week did visitations. Often, their wives, also helped families with practical actions. The church became the community center in the first decades, the center of human development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectAlemãespor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectCultopor
dc.subjectAção pastoralpor
dc.subjectACONSELHAMENTO PASTORALpor
dc.subjectImmigrationeng
dc.subjectGermanseng
dc.subjectCongregationseng
dc.subjectWorshipeng
dc.subjectPastoral serviceseng
dc.titleA práxis pastoral entre os imigrantes alemães e seus descendentes na região Noroeste do Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA reflexão neste trabalho está centrada na contribuição da práxis pastoral na imigração alemã na região que hoje compreende a microrregião de Santa Rosa/RS, focalizando mais a localidade de Lajeado Terrêncio, município de Novo Machado/RS, sem, no entanto, deixar de olhar para outras localidades, que viveram situações semelhantes. Os pastores se depararam com o trauma da saga da imigração dos alemães-russos em nosso país. Alguns traços são percebidos até os nossos dias. Já haviam migrado para regiões no leste europeu, principalmente à Rússia, para aproveitar a oportunidade oferecida por um império em expansão. Tentaram construir o sonho de uma vida melhor e o futuro de seus filhos, já que na Alemanha reinava o excesso de contingente, a escassez de alimento e falta de emprego. Entrementes, a situação dos alemães ficou extremamente difícil devido à política da ―russificação‖ por parte do governo, milícias nacionalistas e instalação de guerras civis. Por fim, após a primeira guerra mundial, quem não migrou a tempo foi literalmente expulso das suas terras. Quem conseguiu migrar para o Novo Continente se viu livre de tais ameaças. Junto a estes chegaram também um menor percentual de alemães da Alemanha, que passaram a conviver juntos. Indubitavelmente, ao chegar ao sul do Brasil, se depararam com novos problemas. Um lugar de selva, sem estradas, casas, comércio, indústrias, escolas, hospitais, etc. Como sobreviver esses desafios e construir o futuro de seus filhos? Naquela difícil adaptação entra um diferencial, a práxis pastoral. Não vendo alternativa, os escassos pastores se debruçaram para cuidar dessa gente. Depois de organizarem o lugar de culto, nos domingos pregaram a mensagem de alento do evangelho, que mantinha viva a esperança do indivíduo, ensinando-o a sobreviver pela fé em Deus e que com muito esforço, conseguiriam construir o futuro. Durante a semana faziam visitações. Não raro, as esposas destes, também ajudavam as famílias com ações práticas. A igreja se tornara o centro comunitário nas primeiras décadas, o centro do desenvolvimento humano.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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