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dc.creatorFogaça, Rafael-
dc.date.accessioned2024-08-28T19:39:31Z-
dc.date.available2024-08-28T19:39:31Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationFOGAÇA, Rafael. A manifestação de Deus no filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman a partir da fenomenologia da vida de Michel Henry. 2024. 108 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1201-
dc.description108 p. il.pt_BR
dc.description.abstractThe research addresses the issue of the manifestation of God, exploring how art, in particular cinema, serves as a field of investigation into these philosophical-theological themes. Using the film "The Seventh Seal" (1957) by Ingmar Bergman as a central point, the study aims to understand the possibility of divine manifestation in the world through the phenomenology proposed by Michel Henry. The research is divided into two chapters, reflecting the duality of divine manifestation according to Henry: truth of the world and truth of Life. In the first chapter, the truth of the world is analyzed, presenting Henry's phenomenological theory and its implications. Bergman and his concern with the manifestation of God are explored, along with his trilogy of silence. A detailed analysis of the film is carried out, seeking to understand how the divine manifestation is approached in the cinematographic work. The chapter ends with a hermeneutics of the truth of the world in the film, using the phenomenological method to understand the possible manifestation of God. The second chapter focuses on the truth of Life, examining the phenomenological theory of appearing in life and its relationship with the search for God. The relationship between God and Life is problematized, discussing how science can distance human sensitivity from the search for divine manifestation. The chapter ends with a hermeneutics of the truth of Life in the film, seeking to understand how human beings can apprehend the manifestation of God. It was realized that the manifestation of God does not occur in the world, since divinity is not of the world, however it is possible for humans to perceive God from the feeling that takes place in the body of the being that lives Life.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectTheologyen
dc.subjectGoden
dc.titleA manifestação de Deus no filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman a partir da fenomenologia da vida de Michel Henrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Saldanha, Marcelo Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200614346009205pt_BR
dc.contributor.referee2Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee3Wondracek, Karin Hellen Kepler-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda a questão da manifestação de Deus, explorando como a arte, em particular o cinema, serve como campo de investigação desses temas filosófico-teológicos. Utilizando o filme "O Sétimo Selo" (1957) de Ingmar Bergman como ponto central, o estudo se propõe a compreender a possibilidade da manifestação divina no mundo através da fenomenologia proposta por Michel Henry. A pesquisa se divide em dois capítulos, refletindo a dualidade da manifestação divina conforme Henry: verdade do mundo e verdade da Vida.No primeiro capítulo, é analisada a verdade do mundo, apresentando a teoria fenomenológica de Henry e suas implicações. Bergman e sua preocupação com a manifestação de Deus são explorados, junto com sua trilogia do silêncio. Uma análise detalhada do filme é realizada, buscando entender como a manifestação divina é abordada na obra cinematográfica. O capítulo se encerra com uma hermenêutica da verdade do mundo no filme, usando o método fenomenológico para compreender a possível manifestação de Deus.O segundo capítulo foca na verdade da Vida, examinando a teoria fenomenológica do aparecer na vida e sua relação com a busca por Deus. Problematiza-se a relação entre Deus e a Vida, discutindo como a ciência pode afastar a sensibilidade humana da busca pela manifestação divina. O capítulo termina com uma hermenêutica da verdade da Vida no filme, buscando entender como os seres humanos podem apreender a manifestação de Deus. Percebeu-se que a manifestação de Deus, não ocorre no mundo, uma vez que a divindade não é do mundo, entretanto é possível para os humanos perceber Deus desde o sentimento que se processa no corpo do ser que vive a Vida.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890424864420591pt_BR
dc.contributor.advisor1Saldanha, Marcelo Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200614346009205pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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