Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPierzckalski , Alexandre Furtado-
dc.date.accessioned2024-06-27T14:11:29Z-
dc.date.available2024-06-27T14:11:29Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationPIERZCKALSKI, Alexandre Furtado. Depressão na infância e adolescência: peculiaridades no diagnóstico, suas causas e a fé no processo de cura. 2023. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1180-
dc.description88 p.pt_BR
dc.description.abstractDepression, or major depressive disorder (MDD), is considered by the World Health Organization (WHO) to be one of the most common disorders among mental illnesses. The present study aims to investigate the conflicts inherent in the diagnosis of depression in children and adolescents, its relationship with the subjective sociocultural aspects of the conception of this psychopathology and the production of its symptoms, also problematizing the use of faith in the process of curing the depressive phenomenon. Depression is understood, in contemporary times, as a physical and psychological state associated with apathy, dejection, deep and permanent sadness, constantly accompanied by an existential void. That is, an absence of meaning in “being” in the world, we understand it here as boredom. Its conclusions raise the hypothesis of trivialization of the diagnosis through criteria and indicators that do not consider the continuous process of child development, nor the processes of brain neuroplasticity at this stage of life. The production of its symptoms may be the result of the intertwining of biopsychosocial-spiritual factors, where the collective relationships that constitute the psychic subject take prominence and present themselves as producers of meaning in life in everyday experiences. Faith, specifically here, Christian, can point to the quality of life of the depressed subject, as well as their socio-family context. Therefore, in conjunction with other care, it helps to better manage symptoms, thus pointing to curative purposes.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectInfância e Adolescênciapt_BR
dc.subjectCurapt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectDepressionen
dc.subjectChildhood and Adolescenceen
dc.subjectHealingen
dc.subjectFaithen
dc.titleDepressão na infância e adolescência: peculiaridades no diagnóstico, suas causas e a fé no processo de curapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Branderburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee3Meira, Vanessa Raquel de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377318165326100pt_BR
dc.description.resumoA depressão, ou transtorno depressivo maior (TDM), é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos transtornos mais comuns entre as doenças mentais. O presente estudo propõe-se a investigar os conflitos inerentes ao diagnóstico da depressão em crianças e adolescentes, sua relação com os aspectos subjetivos socioculturais de concepção desta psicopatologia e de produção dos seus sintomas, problematizando também a utilização da fé no processo de cura do fenômeno depressivo. Entende-se a depressão, na contemporaneidade, como estado físico e psíquico associado a apatia, abatimento, tristeza profunda e permanente, guarnecida constantemente por um vazio existencial. Isto é, uma ausência de sentido em “ser” e “estar” no mundo, o compreendemos, aqui, por tédio. Suas conclusões levantam a hipótese de banalização do diagnóstico por meio de critérios e indicadores que não consideram o processo contínuo do desenvolvimento infantil, tão pouco os processos de neuroplasticidade cerebral nesta fase da vida. A produção de seus sintomas pode ser resultado do entrelaçamento de fatores biopsicossociais-espirituais, onde tomam proeminência as relações coletivas que constituem o sujeito psíquico e se apresentam como produtoras de sentido de vida nas experiências cotidianas. A fé, especificamente aqui, a cristã, pode apontar para qualidade de vida do sujeito depressivo, bem como de seu contexto sociofamiliar. Pois, em concomitante com outros cuidados, auxilia no melhor manejo dos sintomas, apontando, assim, para fins curativos.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346096476437322pt_BR
dc.contributor.advisor1Branderburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pierzckalski_af_tm.pdfTexto completo - PDF807.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.