Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1176
Title: Comunidades cristãs e assessoria de imprensa: análise das interações a partir dos sites institucionais
metadata.dc.creator: Teixeira, Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Comunidades cristãs;Assessoria de imprensa;Site;Comunicação;Christian communities;Press office;Site;Communication;News;Interaction;Dialogue
Issue Date: 20-Jan-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: TEIXEIRA, Eduardo. Comunidades cristãs e assessoria de imprensa: análise das interações a partir dos sites institucionais. 2023. 98 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023..
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, a relação entre religião e mídia chama a atenção em razão da intensidade. Os meios de comunicação permanecem saturados de pautas ligadas à espiritualidade. Por vezes, destacam-se as representações proselitistas e o ativismo midiático com a intenção de ampliar poderes políticos. Porém, temos também instituições religiosas que potencializam o diálogo e o atendimento à sociedade. Dessa forma, este trabalho buscou analisar a assessoria de imprensa nos sites das comunidades cristãs no sentido de compreender a viabilização de interações com os públicos. Para esse propósito, examinamos o grupo que faz parte das dez maiores denominações cristãs, conforme os números do IBGE, e relacionamos Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Batista e Igreja Adventista do Sétimo Dia. A amostra seguiu uma escolha não probabilística, feita a partir da facilidade de acesso aos documentos contidos nos sites oficias dessas denominações. Assim, entre outubro de 2021 e março de 2022, investigamos o uso da comunicação profissional e dirigida por meio da assessoria de imprensa com vistas ao diálogo com a comunidade e a imprensa. No primeiro capítulo, identificamos os reflexos e a retroalimentação da identidade, cultura e imagem eclesiais, além de elementos comunicacionais interativos. Com isso, ponderamos o aprofundamento sobre o entrelaçamento da religião e da mídia no cenário contemporâneo brasileiro. Por fim, avaliamos o alcance das notícias contidas nos sites, realizadas conforme as devidas técnicas jornalísticas, e a viabilidade de uma boa assessoria de imprensa, mensurada via presença midiática, as condições de navegação em uma rede de comunicação e o investimento na propagação pública da imagem. Como parte dos resultados, notamos a manutenção do diálogo religioso, sem o trato utilitarista da mídia, e o fortalecimento eclesial dos vínculos identitários, culturais e imagéticos.
Description: 98 p. ; il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1176
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teixeira_e_tmp.pdfTexto completo PDF2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.