Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/117
Title: Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do protagonismo juvenil no projeto missão jovem
metadata.dc.creator: Zanella, Renata
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Juventude;Protagonismo juvenil;Educação juvenil;Missão;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Youth;Juvenile leadership;Juvenile education;Mission
Issue Date: 25-Dec-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: ZANELLA, Renata. Formação-Ação: um estudo do desenvolvimento do protagonismo juvenil no projeto missão jovem. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta as contribuições do Projeto Missão Jovem (MJ) na formação dos jovens da Pastoral da Juventude. Propõe-se discutir como é estimulado o protagonismo juvenil durante o curso Escola da Juventude para que os próprios jovens concretizem a ação missionária, um desafio concreto que se revela uma ação transformadora na vida dos mesmos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso do projeto do Vicariato de Gravataí no ano de 2008, a partir do qual foi produzido um diário de campo e um levantamento com os participantes após o término de cada etapa do projeto. A partir dos dados, foi realizada uma análise que gerou as seguintes categorias: juventude, protagonismo juvenil, formação, missão transformadora. As referências teóricas para esse estudo articularam contribuições do campo da Teologia e da Pedagogia. A reflexão aponta para três momentos marcantes da MJ. O primeiro é o momento de formação. O curso voltado para a juventude e organizado por jovens visa trabalhar as dimensões distintas do jovem para promover uma formação integral, tendo o evangelho de Cristo como fundamento teológico. Com esse objetivo, utiliza uma metodologia que prioriza a experiência. A formação culmina, no segundo momento, na ação. Esta é a fase auge do protagonismo juvenil, quando os cursistas se desafiam a colocar em prática o projeto idealizado, assumindo um novo conceito de missão transformadora. A intervenção no contexto social ocorre na atuação coletiva. A ação missionária acaba por ser um momento formativo, transformador. A transformação é o terceiro e último momento do projeto, que marca os jovens para sempre, pois estes estabelecem, a partir da MJ, novos paradigmas para os seus Projetos de Vida, paradigmas estes alicerçados na solidariedade, no trabalho coletivo, na crença de que podem fazer a diferença na sociedade como jovens cristãos e cidadãos participativos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/117
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
zanella_r_tmp95.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.