Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/116
Title: As relações de cuidado transpessoal no acompanhamento pastoral do soro-positivo: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Rosa Júnior, Herinaldo de Santa
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Acompanhamento de pessoas com HIV/AIDS;Cuidado pastoral;Aconselhamento Pastoral;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Attendance of people with AIDS;Pastoral Care;Pastoral Counseling
Issue Date: 5-Jan-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROSA JÚNIOR, Herinaldo de Santa. As relações de cuidado transpessoal no acompanhamento pastoral do soro-positivo: um estudo de caso. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Amamos a vida e temos muitos planos para ela. Nem sequer queremos pensar na brevidade dos nossos dias ou, ainda, que estamos aqui só de passagem. Por mais dura que a vida nos pareça, nossos corações estão sempre cheios de esperanças e de ideias maravilhosas para nosso casamento, nossos filhos, nosso trabalho, nossos parentes e amigos, nossos investimentos, nosso patrimônio, nossos interesses, nossas aspirações, nossos passatempos e prazeres. Contudo, todos nós somos vulneráveis ao ataque súbito de uma doença grave. Moléstias que apresentam risco de vida não conhecem fronteiras; elas não atingem apenas o CORPO humano, elas desolam também o SER humano. A doença não compromete apenas a integridade biológica, ela também compromete significativamente a integridade pessoal. O HIV, por exemplo, com sua malignidade devastadora, arrasa o sistema imunológico e provoca desolações mentais, morais, emocionais, sociais, familiares, religiosas e culturais. A AIDS se fundamenta sobre a afirmação de elementos estigmatizantes e excludentes, como o sexo, a culpa e a morte. Aqui então compreendemos que o cuidado transpessoal oferecido no acompanhamento pastoral do soro-positivo é componente indispensável em um processo terapêutico humanitário, integrado e bem sucedido. O cuidado pastoral é confortante, é poderoso, comunica segurança e autoridade, acalma as tensões, administra os conflitos, monitora as emoções e vitaliza as instâncias superiores da pessoa enferma, ele comunica uma força de vida que não é simplesmente biológica, mas a vida cônscia, vida emocional, vida pessoal. Ele oferece proteção emocional, mental, moral, espiritual e pessoal mais do que qualquer outra forma de acompanhamento. Nas relações de cuidado com pessoas portadoras de doenças irremediáveis, entendemos ser necessário integrar a visão de vida e morte no contexto da existência terrena. É certo que vive melhor e mais livre quem se sente preparado para morrer, quem consegue encarar a morte com naturalidade, como um acontecimento que compõe nossa experiência na Terra. Quando o cenário muda e temos de enfrentar a morte em seus processos, o acompanhamento pastoral torna-se uma força indispensável e significativa para quem enfrenta o final da jornada.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/116
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santarosajunior_h_tmp108.pdf451.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.