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dc.creatorBarra, Gabriel Lira-
dc.date.accessioned2023-09-08T19:43:59Z-
dc.date.available2023-09-08T19:43:59Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationBARRA, Gabriel Lira. O favorecimento divino: aproximações e distanciamentos entre a Epopeia de Gilgamesh e Gênesis 2–3. 2023. p. 102. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1160-
dc.description102 p.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis seeks to comparatively analyze Genesis 2–3 and the Epic of Gilgamesh. With this objective, the following research problem was established: How can we analyze divine action in the face of the transgression of the first human couple in comparison with the account of eternal life in the face of the determination of the gods in the Epic of Gilgamesh? As a working hypothesis, it was assumed that, even if they come from different contexts, the reports are very close in their descriptions, however, unlike the deities of the Epic of Gilgamesh, the biblical account seeks to build an image of YHWH favoring the first human couple, despite the fact of their transgression. The work was developed from the methodology of bibliographical research, considering it to be the one that would best suit the approach of the research theme. After the introduction, in the first chapter, a brief summary of the stories present in the epic is presented, as well as general considerations about the composition process of the work, as well as reflections about its theological aspects. In the second chapter, an exegetical and theological approach is made about Genesis 3:14-19. There, a comparison of Portuguese language versions, literary analysis, form analysis and theological analysis are carried out. In the third chapter, all points of tension identified between the narratives are placed face to face, with the purpose of analyzing the similarities and differences. In conclusion, it appears that, despite being contemporary and sharing several points of connection, the biblical account and the Epic ofGilgamesh differ essentially in terms of the characterization of the deity: unlike the Mesopotamian composition, quite significant relational attitudes are highlighted in the Bible. YHWH acts in favor of the first human couple, not killing the man and woman after eating the fruit of the tree of knowledge of good and evil, but legitimizing their autonomy. In Genesis, YHWH God offers human beings the role of being a builder of their own history.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectFavorecimentopt_BR
dc.subjectPrimeiro casal humanopt_BR
dc.subjectEpopeia de Gilgameshpt_BR
dc.subjectGênesis 3.14-19pt_BR
dc.subjectMythen
dc.subjectFavoritismen
dc.subjectFirst human coupleen
dc.subjectGilgamesh epicen
dc.subjectGenesis 3:14-19en
dc.titleO favorecimento divino: aproximações e distanciamentos entre a Epopeia de Gilgamesh e Gênesis 2–3pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ruben Marcelino Bento da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593405992540974pt_BR
dc.contributor.referee2Schmitt, Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
dc.contributor.referee3Hahn, Noli Bernardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888480291223483pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar comparativamente Gênesis 2–3 e a Epopeia de Gilgamesh. Com esse objetivo, estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos analisar a ação divina diante da transgressão do primeiro casal humano em comparação com o relato da vida eterna em face da determinação dos deuses na Epopeia de Gilgamesh? Como hipótese de trabalho assumiu-se que, mesmo que provenham de contextos diferentes, os relatos são muito próximos em suas descrições, porém, ao contrário das divindades da Epopeia de Gilgamesh, o relato bíblico busca construir uma imagem de favorecimento de YHWH para com o primeiro casal humano, ainda que frente ao fato de sua transgressão. O trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, considerando ser a que melhor se adequaria à abordagem do tema da pesquisa. Após a introdução, no primeiro capítulo, apresenta-se um breve resumo das histórias presentes na epopeia, bem como se realizam considerações gerais sobre o processo de composição da obra, além de reflexões acerca de seus aspectos teológicos. No segundo capítulo, realiza-se um recorte exegético e teológico em Gênesis 3:14-19. Ali se elabora comparação de versões em língua portuguesa, análise literária, análise da forma e análise teológica. No terceiro capítulo, todos pontos de tensão identificados entre as narrativas são postos frente a frente, com o propósito de analisar as aproximações e os distanciamentos. Na conclusão, constata-se que, apesar de serem contemporâneos e partilharem diversos pontos de conexão, o relato bíblico e a Epopeia de Gilgamesh divergem essencialmente quanto à caracterização da divindade: ao contrário da composição mesopotâmica, são ressaltados na Bíblia atitudes relacionais bastante significativas. YHWH age em favorecimento ao primeiro casal humano, não matando o homem e a mulher após a ingestão do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas legitimando sua autonomia. Em Gênesis, YHWH Deus disponibiliza ao ser humano o papel de ser um construtor da própria história.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152465779786162pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ruben Marcelino Bento da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593405992540974pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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