Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Lucy Duarte-
dc.date.accessioned2023-06-10T15:14:39Z-
dc.date.available2023-06-10T15:14:39Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucy Duarte. Dislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidado. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1151-
dc.description70 p.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this dissertation is the study of dyslexia, directed to the educational environment, in order to enable the development of strategies by management people, as well as to reflect on issues addressed to dyslexia. The objective is to disseminate knowledge on how to alleviate the prejudice suffered by dyslexic people, confident for their resocialization, both in the school environment and in their social life as a whole, directing their attention to the management of the ethics of care. Surveys carried out in several countries show that about 10% to 15% of the world's population is dyslexic, hence the choice of theme is perfectly justifiable. For the elaboration of the study, it was decided to use a fundamentally bibliographical, documentary and digital methodology, using as sources the doctrine, the legislation, in addition to the experience learned in the professional scope of teaching. Specialists in the area, such as Calafange (2001), Capovilla (2001), Estill (2003) and Hout and Estienne (2001), among others, were consulted for the composition of the bibliographic part of the data collection.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectPrejudiceen
dc.subjectEthicen
dc.subjectCareen
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.titleDislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Zanella, José Caetano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5394484099711862pt_BR
dc.contributor.referee3Costa Junior, Belmiro Medeiros da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942788227768010pt_BR
dc.description.resumoO objeto desta dissertação é o estudo da dislexia, direcionado ao ambiente educacional, a fim de possibilitar o desenvolvimento de estratégias por parte das pessoas gestoras, assim como refletir sobre questões voltadas à dislexia. Objetiva-se a disseminação do conhecimento sobre como amenizar o preconceito sofrido pelas pessoas disléxicas, contribuindo para sua ressocialização, tanto no ambiente escolar, quanto na sua vida social como um todo, direcionando o olhar para a gestão da ética do cuidado. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10% a 15% da população mundial é disléxica, daí, ser perfeitamente justificável a escolha do tema. Para a elaboração do estudo, optou-se pela utilização de metodologia fundamentalmente bibliográfica, documental e digital, utilizando como fontes a doutrina, a legislação, além de experiência obtida no âmbito profissional da docência. Foram consultados, para a composição da parte bibliográfica do levantamento de dados, especialistas na área, como Calafange (2001), Capovilla (2001), Estill (2003) e Hout e Estienne (2001), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8812770822207439pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
costa_ld_tmp.pdfTexto completo PDF607.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons