Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1151
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Lucy Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-10T15:14:39Z | - |
dc.date.available | 2023-06-10T15:14:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-09 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Lucy Duarte. Dislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidado. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1151 | - |
dc.description | 70 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The object of this dissertation is the study of dyslexia, directed to the educational environment, in order to enable the development of strategies by management people, as well as to reflect on issues addressed to dyslexia. The objective is to disseminate knowledge on how to alleviate the prejudice suffered by dyslexic people, confident for their resocialization, both in the school environment and in their social life as a whole, directing their attention to the management of the ethics of care. Surveys carried out in several countries show that about 10% to 15% of the world's population is dyslexic, hence the choice of theme is perfectly justifiable. For the elaboration of the study, it was decided to use a fundamentally bibliographical, documentary and digital methodology, using as sources the doctrine, the legislation, in addition to the experience learned in the professional scope of teaching. Specialists in the area, such as Calafange (2001), Capovilla (2001), Estill (2003) and Hout and Estienne (2001), among others, were consulted for the composition of the bibliographic part of the data collection. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP; | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Dyslexia | en |
dc.subject | Prejudice | en |
dc.subject | Ethic | en |
dc.subject | Care | en |
dc.subject | School management | en |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | pt_BR |
dc.title | Dislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erani | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zanella, José Caetano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa Junior, Belmiro Medeiros da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5942788227768010 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto desta dissertação é o estudo da dislexia, direcionado ao ambiente educacional, a fim de possibilitar o desenvolvimento de estratégias por parte das pessoas gestoras, assim como refletir sobre questões voltadas à dislexia. Objetiva-se a disseminação do conhecimento sobre como amenizar o preconceito sofrido pelas pessoas disléxicas, contribuindo para sua ressocialização, tanto no ambiente escolar, quanto na sua vida social como um todo, direcionando o olhar para a gestão da ética do cuidado. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10% a 15% da população mundial é disléxica, daí, ser perfeitamente justificável a escolha do tema. Para a elaboração do estudo, optou-se pela utilização de metodologia fundamentalmente bibliográfica, documental e digital, utilizando como fontes a doutrina, a legislação, além de experiência obtida no âmbito profissional da docência. Foram consultados, para a composição da parte bibliográfica do levantamento de dados, especialistas na área, como Calafange (2001), Capovilla (2001), Estill (2003) e Hout e Estienne (2001), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8812770822207439 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
costa_ld_tmp.pdf | Texto completo PDF | 607.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License