Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLira, Lilian Conceição da Silva Pessoa de
dc.date.accessioned2016-07-25T16:00:09Z-
dc.date.available2007-11-26
dc.date.available2016-07-25T16:00:09Z-
dc.date.issued2006-08-31
dc.identifier.citationLIRA, Lilian Conceição da Silva Pessoa de. O Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) e suas ações educativas. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/113-
dc.description.abstractThis present work is a result of qualitative research in the religion and education area, its focus is in an experience constructed by a social segment which answers to the necessity of an intervention as a historical subject in the context of the social relations demarcated by the racial relations in Brazil. This work presents the Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), a non-governmental organization in the city of Porto Alegre, which has acted in the State of Rio Grande do Sul for twenty years. This dissertation seeks to point out its action in the Black Movement and the Ecumenical Movement, and its educative actions as effective contributions in the continuous and necessary process of transformation of the society. As well, this work analyzes some results of its partnership with the Centro Universitário Metodista IPA as an example of educative action for inclusion of black poor women and men in the university, proposing perspectives which will give continuity of this research at the doctoral level in the future.eng
dc.description.sponsorshipJunta Nacional de Educação Teológica da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCentro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE)por
dc.subjectMovimento negropor
dc.subjectMovimento ecumênicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCentro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE)eng
dc.subjectBlack movementeng
dc.subjectEcumenical Movementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleO Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) e suas ações educativaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee2Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5057724567363394por
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa na área de Religião e Educação, com foco em uma experiência construída por um segmento social e sua resposta à necessidade de intervenção como sujeito histórico no complexo contexto das relações sociais demarcadas pelas relações raciais no Brasil. Apresentar o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), Organização Não Governamental porto-alegrense, que tem atuado há vinte anos no Estado do Rio Grande do Sul. A dissertação pretende destacar sua atuação no Movimento Negro e no Movimento Ecumênico; indicar suas ações educativas, como contribuições efetivas no processo contínuo e necessário de transformação da sociedade; bem como analisar alguns resultados de sua parceria com o Centro Universitário Metodista IPA, como um exemplo de ação educativa de inclusão de negras e negros carentes na universidade, propondo perspectivas que darão continuidade à pesquisa num posterior doutorado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340516632893519por
dc.contributor.advisor1Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pessoa_de_lira_lcs_tm148.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.