Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1118
Title: A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante
metadata.dc.creator: Oliveira, Fabiano Valle de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino religioso;Intolerância;Preconceito;Violência;Religião;Religious education;Intolerance;Prejudice;Violence;Religion;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 28-Jun-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Valle de. A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante. 2022. 71 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;698
metadata.dc.description.resumo: A temática a ser abordada é a forma como o Ensino Religioso pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas tolerantes. A educação deve ser a base para essa transformação, dessa forma o Ensino Religioso nas escolas de ensino fundamental se torna um importante instrumento de propagação da tolerância religiosa no âmbito de uma sociedade moderna com indivíduos que possuem comportamentos coerentes com a liberdade de expressão. Nesse sentido, podemos observar que a família, a instituição secular que historicamente se define pela ligação estreita e íntima entre pessoas que se unem por laços parentais ou não, transmite valores e, também, preconceitos contra cor, raça, credo, gênero, dentre outros, que, por fim, chegam a gerar violência, seja física ou verbal. Assim sendo, a escola combateria essa cultura e esclareceria não somente o aluno e a aluna, mas alcançaria a família dessa pessoa. O reflexo disso é a violência que retrata a intolerância explícita de quem pensa diferente do seu próximo e não consegue ter uma postura mais inclusiva. A falta de informação é um fator que contribui para a intolerância. Obter informações corretas é importante nessa compreensão. Algumas pessoas alimentadas por conceitos equivocados agem impulsivamente, tendo como orientação a ignorância. Elas constroem o preconceito ofuscando a verdade e, associado a isso, há as doutrinações exclusivistas e sectárias que têm produzido uma bomba relógio na sociedade. A demonização dos que pensam diferente de mim são estímulos ao comportamento intolerante.
Description: 71 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1118
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_fvd_tmp698.pdfTexto completo PDF615.78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons