Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1116
Title: Evasão escolar no IFAC, Campus Cruzeiro do Sul
metadata.dc.creator: Costa, Carpergiani Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Evasão escolar;Educação profissional;Curso integrado;Espiritualidade;School dropout;Professional education;Integrated course;Spirituality
Issue Date: 29-Jun-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: COSTA, Carpergiani Maia. Evasão escolar no IFAC, Campus Cruzeiro do Sul. 2022. 89 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TMP;699
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma análise, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, sobre a evasão escolar no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul. O objetivo da pesquisa foi investigar os fatores da evasão escolar das e dos estudantes no referido curso, ingressantes no ano de 2017 e propor ações para mitigar a evasão, identificando os elementos presentes no histórico escolar do ensino fundamental e do IFAC, na ficha de matrícula, no formulário de Justificativa de Transferência, no Relatório SISTEC, nas normativas institucionais e na Plataforma Nilo Peçanha. Também foram analisados as Atas dos Conselhos de Classe e Planilhas de Rendimentos. Os resultados encontrados, permitem concluir que a maioria das e dos estudantes evadidos no IFAC, continha no histórico escolar do ensino fundamental interrupção de estudos, eram procedentes de escola pública, e que reprovaram no mínimo uma vez, antes de evadir-se do IFAC. Os fatores predominantes identificado na Justificativa da Transferência que ocasionam a evasão no curso pesquisado, foram: o financeiro, indecisão quanto ao curso, troca de curso e exigência acadêmica. Os resultados apontam para a necessidade de a instituição conhecer os fatores que ocasionam a evasão do curso em foco e encontrar soluções. Além de realizar ações preventivas, como conhecer o perfil socioeconômico das e dos estudantes, trajetória escolar, divulgação clara do curso, acolhimento, nivelamento e outros. Faz-se necessário que a Instituição implante e solidifique a política de permanência e êxito dos estudantes, não apenas voltada às questões de ajuda financeira, mas incluir os demais fatores que acarretam a evasão, entre eles o hábito da espiritualidade nas ações educacionais, proporcionar o sentimento de pertencimento do e da estudante na Instituição, contribuindo para uma formação integral, transformando em sujeitos protagonistas da sua formação e da humanização da sociedade.
Description: 89 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1116
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
costa_cm_tmp699.pdfTexto completo PDF738.83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons