Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1115
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Peixoto, Adrileide Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T04:43:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T04:43:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Adrileide Almeida. A ética na gestão por competências: estudo de caso em uma instituição federal de ensino brasileira. 2022. 86 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1115 | - |
dc.description | 86 p. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | The general objective of this study was to identify and analyze the evidence that could indicate the influence of ethics in the competency management process in a federal educational institution in Brazil. The research is justified by the relevance of people in organizations to reach their goals. The choice of the object of investigation is due to the institutional decision to implement and operationalize the competency management process. In methodological terms, it is a case study, with a quali-quantitative approach, as it understands that the adopted procedures made it possible to organize, interpret and better relate the parameters adopted to consolidate the individual and collective perception of the problem addressed. The collection instrument used obtained 233 responses, which represented an amount higher than the minimum sample required. The analysis of collected opinions showed that the process of implementing management of people by competencies is still under construction, in addition to pointing to the need to strengthen an ethical behavior of the collaborating people, based on care and responsibility, to reach the organizational objectives. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;703 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Gestão por competências | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.subject | Ethics | en |
dc.subject | Care | en |
dc.subject | Management competencies | en |
dc.subject | Public service | en |
dc.title | A ética na gestão por competências: estudo de caso em uma instituição federal de ensino brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schreiber, Dusan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Schaper, Valério Guilherme | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Telles, Tamára Cecilia Karawejczyk | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7244270614079223 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar as evidências que poderiam indicar a influência da ética no processo de gestão por competências em uma instituição federal de ensino do Brasil. A pesquisa se justifica pela relevância de pessoas nas organizações, para alcance de seus objetivos. A opção pelo objeto de investigação se deve à decisão institucional para implantar e operacionalizar o processo de gestão por competências. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, por entender que os procedimentos adotados facultaram organizar, interpretar e melhor relacionar os parâmetros adotados para consolidação da percepção individual e coletiva do problema abordado. O instrumento de coleta utilizado obteve 233 respostas, o que representou uma quantidade superior à amostra mínima necessária. A análise de opiniões coletadas demonstrou que o processo de implementação da gestão de pessoas por competências ainda se encontra em construção, além de apontar para a necessidade de fortalecer um comportamento ético das pessoas colaboradoras, pautado no cuidado e na responsabilidade, para o alcance dos objetivos organizacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0672176678770246 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schreiber, Dusan | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
peixoto_aa_tmp703.pdf | Texto completo PDF | 728.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License