Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1112
Title: Confissão de Augsburgo: a confissão da fé em Cristo
metadata.dc.creator: Kammers, Danilo
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Confissão de Augsburgo;Jesus Cristo;Reforma protestante;Lutero;Melanchthon;Augsburg Confession;Jesus Christ;Protestant Reformation;Luther;Melanchthon
Issue Date: 12-Jan-2022
Publisher: Faculdades EST
Citation: KAMMERS, Danilo. Confissão de Augsburgo: a confissão da fé em Cristo. 2022. 92 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022.
Series/Report no.: TM;412
metadata.dc.description.resumo: Em que medida a Confissão de Augsburgo (CA) e seu conteúdo são resposta da fé em Jesus Cristo? Esta dissertação pretende contrapor as tendências de pesquisas sobre a confessionalidade luterana apenas em momentos festivos jubilares da Reforma protestante. Este trabalho bibliográfico descritivo tem como objetivo principal investigar sobre a cristocentricidade da CA. O faremos em três momentos: ao descrevermos o contexto histórico em que a CA foi redigida; ao investigarmos aspectos teológicos centrais da CA e num último momento ao investigarmos aspectos cristocêntricos desta confissão da fé luterana. No primeiro capítulo, faremos uma análise de aspectos históricos da Reforma protestante como uma resposta religiosa para uma angústia coletiva, contexto este da redação e proclamação da Confissão em Augsburgo. Além de apresentarmos personagens centrais deste momento histórico como o principal redator da CA Filipe Melanchthon, o reformador e amigo Lutero e o imperador Carlos V, que convocou a Assembleia imperial onde a Confissão foi apresentada. No segundo capítulo, será possível conhecer a estrutura da CA, temas de divergências entre os teólogos católicos e luteranos, tentativas de negociação e de busca pela unidade, além de temas teológicos irrenunciáveis. O terceiro capítulo, a partir descoberta da justificação pela fé como tema central da Reforma, apresentará aspectos cristocêntricos da Confissão de Augsburgo em correlação a alguns escritos de Lutero. A Confissão enquanto afirmação da autoridade da Escritura, que dá testemunho do Cristo somente. A Reforma e a confissão da fé luterana trouxe às consciências atormentadas pela angústia da morte a resposta da graça e da misericórdia de Deus. A CA representa um “ato” e um “conteúdo”, simultaneamente uma resposta e um anúncio. Trata-se do anúncio de Cristo, de quem a pessoa recebe pela fé a salvação por graça, sem mérito próprio.
Description: 92 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1112
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
krammers_d_TM412.pdfTexto completo PDF746.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons